segunda-feira, 16 de maio de 2011

Campo Mourão e Maringá participam do debate sobre a lei de incentivo

[caption id="attachment_136" align="aligncenter" width="470" caption="Audiência em Campo Mourão. Crédito: Fernando Tupan/Seec"][/caption]

No sábado foi a vez de Campo Mourão e Maringá conhecerem o anteprojeto de lei que cria o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). Nas audiências públicas, artistas, representantes de comunidades indígenas, técnicos e gestores debateram a formatação da lei e como ela irá impulsionar a interiorização e a consolidação da cultura paranaense.

Participaram do encontro o coordenador de Incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Seec), Maurício Cruz, os deputados estaduais Douglas Fabrício e Marla Tureck, e o prefeito de Araruna, Mino Bonato. Além da sociedade civil organizada, estiverem presentes ainda os gestores das cidades de Campo Mourão, Maringá, Rancho Alegre do Oeste, Tuneiras do Oeste, Mamborê, Umuarama, Peabiru, Moreira Sales, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mandaguaçu, Marialva, Astorga, Cruzeiro do Oeste, Apucarana, Jandaia do Sul, Colorado, Califórnia, São Jorge do Avaí, Sarandi e Nova Esperança.

Maurício Cruz ressaltou a importância da criação de mecanismos institucionais e o diálogo com a sociedade para construir instâncias de mediação democrática para a cultura. “A Secretaria de Estado da Cultura está interessada em construir projetos que transcendam os governos, com políticas permanentes. A principal função do Estado é fomentar a cultura”, expôs Cruz.

Já a deputada estadual Marla Tureck, que também acompanhou a elaboração da minuta, acredita que o Profice levará desenvolvimento social, humano e econômico para diversas regiões do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário