quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade: abertas as inscrições para a edição 2012


Ações e projetos de valorização, divulgação e preservação do patrimônio cultural podem participar do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Este ano, além dos 25 anos da premiação, a 25ª edição celebra também 75 anos do IPHAN e os 400 anos da cidade de São Luís, no Maranhão. Cada um dos sete vencedores nacionais receberá troféu e R$ 20 mil em dinheiro.
                                                                   
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 9 de julho, em uma Superintendência Estadual do IPHAN. Os candidatos, pessoas físicas ou jurídicas, deverão apresentar um dossiê ilustrado para caracterizar a atividade. As comissões presididas pelas Superintendências do IPHAN promoverão a pré-seleção das ações correspondentes aos seus estados ou ao Distrito Federal. As ações vencedoras na etapa estadual serão encaminhadas para a Comissão Nacional de Avaliação que anunciará os nomes dos sete vencedores nacionais no dia 28 de setembro de 2012.


 O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro e está dividido em sete categorias:
• Promoção e Comunicação
• Educação patrimonial
• Pesquisa e inventário de acervos
• Preservação de bens Móveis
• Preservação de bens Imóveis
• Proteção do patrimônio natural e arqueológico
• Salvaguarda de bens de natureza imaterial


 O edital da 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade está à disposição nas Superintendências do IPHAN e nos sites www.iphan.gov.br e www.comprasnet.gov.br. Informações gerais podem ser obtidas no Departamento de Articulação e Fomento - DAF / Coordenação de Difusão, em Brasília, SEPS Quadra 713/913 – Bloco D – 4º andar - Cep: 70390-135. Telefones: (61) 2024.5459. Fax: (61) 2024.6498. Endereço eletrônico: premio.prmfa@iphan.gov.br.


Rodrigo Melo Franco de Andrade
O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil. Iniciou a vida política como chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo Melo Franco de Andrade integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em 1937 fundou o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, atual IPHAN, instituto que presidiu até 1968.

Nenhum comentário:

Postar um comentário