sexta-feira, 25 de maio de 2012

Londrina e Maringá recebem eleições do CONSEC

Escolha dos membros da sociedade civil será realizada em conferências nas macrorregiões Nordeste e Noroeste

Neste final de semana, as macrorregiões Nordeste e Noroeste elegem seus representantes que irão fazer parte do Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). As eleições irão ocorrer em Londrina e Maringá. Os conselheiros escolhidos vão participar da formulação de políticas públicas de cultura no Paraná.

Nos dias 2 e 3 de junho ocorrem as eleições dos conselheiros das macrorregiões Oeste e Sudoeste, encerrando a primeira etapa da escolha dos membros do CONSEC. A segunda e última parte será no dia 16 de junho, em Curitiba, com a escolha dos 10 representantes setoriais, totalizando 18 conselheiros da sociedade civil. Vale lembrar que o candidato a conselheiro setorial que inscrever-se a candidato macrorregional e for eleito, terá a candidatura setorial indeferida pela comissão eleitoral. 

Três conselheiros já foram escolhidos em eleições realizadas nos dias 19 e 20 de maio. A macrorregião de Curitiba elegeu Otávio Zucon, tendo como suplente Renan Fernando de França. O representante dos Campos Gerais é Victor Oliveira de Miranda e seu suplente é Hélcio Luiz Wendler Kovaleski. Florindo Wistuba Júnior é o conselheiro do Litoral e Claumir Schlottag foi escolhido suplente. 

Criado pela Lei 17063/12, o CONSEC é composto por 36 membros, em uma estrutura paritária, com membros representantes do poder público, da sociedade civil, gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná. 

Dentre as atribuições do CONSEC estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações.

O CONSEC estabelece diretrizes e prioridades para o desenvolvimento cultural do Estado. Ele é um órgão colegiado, integrante da estrutura organizacional básica da SEEC. A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura.

Devem se inscrever no site da SEEC (www.cultura.pr.gov.br) os candidatos a conselheiros das duas etapas e os eleitores que irão escolher os representantes das áreas artístico-culturais. O regulamento e o cronograma da eleição de cada categoria, assim como a data limite para se inscrever, também estão disponíveis no site.

CRONOGRAMA DE ELEIÇÕES MACRORREGIONAIS

MUNICÍPIO
DATA
LOCAL
HORÁRIO
ENDEREÇO
MACRORREGIÃO
Londrina
25/05
Auditório do Col. Est. Marcelino Champagnat
14h às 18h
Av. Rua São Salvador, 998
Centro
Nordeste
Maringá
26/05
Auditório Luzamor
14h às 18h
Rua Neo Alves Martins, 1704
Centro
Noroeste
Cascavel
01/06
Centro Cultural Gilberto Mayer
08h30 às 12h30
Rua Duque de Caxias, 379
Centro
Oeste
Pato Branco
02/06
Teatro Municipal Naura Rigon
08h30 às 12h30
Rua Jaciretã, 450
Centro
Sudoeste


Serviço
Eleição dos representantes macrorregionais para o Conselho Estadual da Cultura (CONSEC)
www.cultura.pr.gov.br
Informações: (41) 3321-4782

Nenhum comentário:

Postar um comentário