sexta-feira, 25 de maio de 2012

Bienal de Curitiba, realizada com o apoio da SEEC, ganha prêmio Destaque ABCA 2011


Na terça-feira, dia 22 de maio, a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba recebeu o prêmio Destaque ABCA 2011 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). A solenidade de premiação aconteceu no Teatro do SESC da Vila Mariana na cidade de São Paulo. O diretor geral da Bienal de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira, recebeu o prêmio representando a Comissão Organizadora da Bienal. O evento recebeu apoio da Conta Cultura, uma ação da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC).

A ABCA premia anualmente os destaques entre críticos, artistas, pesquisadores, curadores, personalidades que apóiam as artes, exposições, publicações e instituições atuantes no cenário nacional.

A Bienal de Curitiba foi premiada pelas ações de sua 6ª edição, com o título “Além da Crise”, que ocorreu em Curitiba e algumas atividades foram levadas às cidades de Florianópolis (SC), Londrina (PR), Cascavel (PR), Belo Horizonte (MG), Macapá (AP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).

Presenciaram a solenidade os homenageados, a Diretoria da ABCA, o Seretário de Estado da Cultura do Governo de São Paulo, diretores de museus, críticos de arte, jornalistas e personalidades da área cultural vindas de diversas regiões do país.

A 6ª Bienal de Curitiba aconteceu entre os dias 18 de Setembro e 20 de Novembro e reuniu obras de mais de 80 artistas de países dos cinco continentes. A programação geral da Bienal de Curitiba incluiu projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, exposições, performances e interferências urbanas, ocupando 67 espaços da cidade da cidade.

Obras de importantes artistas participantes da Bienal de Curitba foram apresentadas em espaços administrados pela Secretaria de Estado da Cultura, entre eles estão: o Museu Oscar Niemeyer – MON, Casa Andrade Muricy – CAM, Museu Alfredo Andersen, Biblioteca Pública do Paraná. Além dos espaços da Secretaria de Estado da Cultura, a Bienal de Curitiba foi realizada em outros 62 lugares da cidade.

A curadoria geral da Bienal de Curitiba foi realizada por Alfons Hug e Ticio Escobar. Na co-curadoria as responsáveis foram Adriana Almada e Paz Guevara. Ainda participaram da Bienal de Curitiba alguns curadores convidados Alberto Saraiva, Artur Freitas, Eliane Prolik e Simone Landal. A curadoria do projeto educativo foi elaborada por Denise Bandeira e Sônia Tramujas.

A 6ª Bienal de Curitiba foi realizada pelo Instituto Paranaense de Arte em parceria com a Universidade Federal do Paraná, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e contou com o patrocínio indispensável da Eletrobras, BNDES, Tiisa, Instituto Votorantim, Petrobras, Volvo, Correios, Compagas - através do programa Conta Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, apoio da Fundação Cultural de Curitiba / Prefeitura Municipal de Curitiba e Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, APAP e UFPR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário