segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Você sabe o que é o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura?

A Secretaria de Estado da Cultura (Seec), por meio da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), inicia a discussão sobre o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura. Serão realizadas três audiências pelo Estado (Foz do Iguaçu, Maringá e Curitiba) para que o projeto seja apresentado e o público possa sugerir e opinar sobre o assunto. A criação do Plano é uma das metas de governo e habilita o Estado a participar do Fundo Nacional do Livro e Leitura, que será implantado pelo Governo Federal.


“O objetivo é transformar o Paraná em um Estado de leitores. Para isso, prevemos ações que democratizem o acesso ao livro e que, além de fomentar e valorizar a leitura, incentivem e difundam a produção literária paranaense”, explica o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana. O Plano, que começou a ser elaborado em 2010, feito em parceria entre a Seec e a Secretaria de Educação, irá nortear todas as ações voltadas ao livro, leitura e literatura para os próximos anos no Paraná. Entre elas está a integração das 400 bibliotecas públicas municipais até 2014, por meio de um software de gerenciamento de acervo.


O projeto também prevê ações de fomento e incentivo como o lançamento do Prêmio Paraná de Literatura, nacional, que contemplará três categorias: Poesia (Prêmio Helena Kolody), Conto (Prêmio Newton Sampaio) e Romance; a Bolsa Paraná de Criação Literária, o Encontro Anual do Livro e Leitura, entre outros. O Plano prevê ainda a difusão e circulação de ações literárias, com a promoção de encontros com grandes escritores no interior do Estado, além de estabelecer uma política de editoração que envolve o lançamento de publicações que comporão a coleção Biblioteca Paraná.


A audiência pública em Foz do Iguaçu ocorreu na quinta-feira, dia 11 de agosto. A próxima é em Maringá, no dia 31 de agosto, às 14 horas, na Universidade Estadual de Maringá (Av. Colombo, 5790 - Bloco H-35, sala 7). A última acontece em Curitiba, em data e local a serem definidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário