segunda-feira, 13 de junho de 2011

Terminam as audiências sobre o Profice no interior do Paraná

Cerca de 200 pessoas estiveram reunidas em Jacarezinho e Londrina, nos dias 11 e 12 de junho, para conhecer e debater a minuta do anteprojeto de lei que cria o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). Estas foram as últimas audiências realizadas no interior do Paraná.

Em Jacarezinho, o reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Eduardo Meneghel Rando, destacou que o encontro é importante, pois permite elaborar um plano cultural para o Estado, incentivando a busca por um caminho coletivo para incentivar as diferentes manifestações artísticas do Paraná. O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, lembrou que esse modelo de gestão descentralizada é um compromisso estabelecido pela nova gestão.

A audiência em Londrina fez parte da programação do Festival Internacional de Londrina (Filo). Segundo o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, os encontros pelo interior servem para que o Profice tenha a cara dos paranaenses, através de uma colaboração coletiva.

[caption id="attachment_237" align="alignleft" width="490" caption="Público lota auditório da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho. Foto: Diogo Cavazotti"][/caption]

“Quando a gente luta pela cultura, nos sentimos sós. Fico contente em ver que esse caminho começa a mudar essa realidade”, disse a representante do Conselho Municipal de Cultura, Maria do Carmo Sucupira Duarte.

Até agora foram realizadas 14 audiências. Além de Jacarezinho e Londrina, ocorreram encontros em Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Paranaguá, Campo Mourão, Maringá, Paranavaí, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Francisco Beltrão. A última audiência ocorre na sexta-feira, 17 de junho, às 9h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, quando será apresentada a nova minuta do anteprojeto, com as alterações e sugestões enviadas para a secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário