segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sudoeste do Paraná participa de reuniões sobre lei de incentivo




[caption id="attachment_228" align="alignleft" width="490" caption="O secretário de Estado da Cultura do Paraná, Paulino Viapiana, fala durante debate sobre criação da lei de incentivo. Crédito: Diogo Cavazotti."][/caption]

A série de 15 audiências públicas sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) se aproxima do fim. Já foram realizados 12 encontros em diversas regiões do Paraná. No último final de semana as reuniões foram realizadas em Pato Branco e Francisco Beltrão. No próximo sábado será a vez de Jacarezinho ampliar o debate sobre a criação da lei. Em seguida, no domingo, quem estiver em Londrina poderá participar do encontro. A última audiência ocorre no dia 17 de junho, em Curitiba - veja o calendário ao lado.


O diretor teatral Leandro Dourado, da Cia. Gayatri, de Pato Branco, explica que até hoje o grupo nunca conseguiu produzir espetáculos através de verba proveniente de leis de incentivo. “O dinheiro vem dos próprios atores. Acredito que as audiências possibilitam uma aproximação dos artistas com os órgãos públicos. Com a lei estadual será mais fácil, pois ela vai amparar o artista local”.



A audiência pública em Francisco Beltrão foi aberta com a apresentação do coral municipal. O presidente da 14ª Regional de Cultura do Paraná, Vilmar Mazzeto, que representa 42 municípios do Estado, classificou o momento como histórico para a cultura paranaense, por ampliar o debate e possibilitar dar voz ao público do interior.



Até 20 de junho é possível enviar sugestões sobre o Profice para o e-mail proculturapr@seec.pr.gov.br, ou via correio para Secretaria de Estado da Cultura – Coordenadoria de Incentivo à Cultura (Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – CEP: 80410-903 – Curitiba – Paraná).


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário