quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Secretaria de Estado da Cultura abre pré-credenciamento para 3ª Conferência Estadual


Delegados titulares eleitos nas conferências municipais e intermunicipais precisam fazer o pré-credenciamento até 15 de setembro. Interessados em participar como observadores também precisam fazer inscrição prévia

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), realiza nos dias 21 e 22 de setembro, em Guarapuava, a 3ª Conferência Estadual da Cultura, a partir das 9h, na Unicentro. Os delegados titulares eleitos em conferências municipais e intermunicipais precisam fazer o pré-credenciamento até o dia 15 de setembro no site www.sic.cultura.pr.gov.br/conferencia.php , escolhendo um dos eixos de discussão. As inscrições também estão disponíveis para quem quiser participar como observador.

As discussões deste encontro seguem o tema geral definido para a Conferência Nacional: “Uma política de Estado para a cultura: desafios do sistema nacional de cultura”, e serão desenvolvidas em quatro eixos temáticos: Implantação do Sistema Nacional, Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura e Desenvolvimento. 

“Já temos o Conselho Estadual da Cultura atuante, já aprovamos a Lei que criou o Fundo Estadual da Cultura e a realização da 3ª Conferência é mais um passo que damos para implantar o Sistema Estadual de Cultura. Isso reforça o nosso compromisso de planejar as políticas culturais com o propósito de assegurar o direito à cultura a todos os paranaenses”, diz o secretário Paulino Viapiana.

Incentivo – Para ampliar a participação dos municípios a SEEC trabalhou diretamente com as prefeituras, dando todo o apoio necessário para a realização das conferências municipais e intermunicipais. Um grupo de trabalho formado por membros do Conselho Estadual da Cultura (Consec) elaborou um texto-roteiro para contribuir nos debates, discussões, reflexões e proposições oportunizadas nas Conferências de Cultura. 

“A convite das prefeituras, participamos de diversas conferências e foi muito produtivo. Os municípios estão percebendo a importância de criarem conselhos, fundos e planos de cultura, além de um órgão específico para a pasta, elementos fundamentais para a implantação dos sistemas municipais de cultura. A participação dos delegados irá contribuir para os debates neste sentido”, explica Ana Maria Hladczuk, Coordenadora de Incentivo Cultural da SEEC.

Dos 399 municípios do Estado, 82 realizaram conferências municipais e 179 participaram em conferências intermunicipais. A adesão de 65% dos municípios permitiu a eleição de 297 delegados representantes da sociedade civil, que atuarão junto dos 177 representantes governamentais e 28 delegados natos, membros do Conselho Estadual da Cultura que confirmaram presença.

No total, serão 502 delegados que participarão dos debates na Conferência Estadual. Este encontro definirá os representantes e as propostas que o Paraná levará à Conferência Nacional de Cultura, que ocorre de 26 a 29 de novembro em Brasília. 

Na etapa estadual também serão coletadas as contribuições para formulação das diretrizes e metas que comporão o Plano de Cultura do Paraná para os próximos dez anos, reforçando o compromisso do Governo de construir as políticas culturais com a ampla participação da sociedade. 

Serviço
3ª Conferência Estadual de Cultura do Paraná 
Dias 21 e 22 de setembro, a partir das 9h 
Pré-cadastramento e inscrições: até 15 de setembro em www.sic.cultura.pr.gov.br/conferencia.php
Local: Unicentro – Campus Santa Cruz - Rua Padre Salvador, 875, 
Guarapuava – PR 
Mais informações: cic@seec.pr.gov.br e (41) 3321-4782 / 4706
Fonte: SEEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário