sábado, 21 de setembro de 2013

3ª Conferência Estadual da Cultura já começou




A abertura da 3ª Conferência Estadual da Cultura, que ocorre neste sábado e domingo em Guarapuava, contou com a presença de participantes de diversas cidades paranaenses, interessados em debater a cultura local e eleger os delegados que irão representar o Paraná na conferência nacional, em Brasília. A conferência é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, salientou a satisfação por fazer uma conferência com mais de 500 delegados credenciados, algo inédito na história do Paraná. “Hoje, nosso Estado está maduro para realizar o debate de um tema tão importante como a cultura”. Ainda segundo Viapiana, a conferência é o momento em que a comunidade participa diretamente da discussão de uma proposta e se transforma em uma política para a cultura.

“A conferência deve funcionar como a representação de um pensamento coletivo. Sairemos daqui fortalecidos para uma conferência nacional. É o momento de o nosso Estado unir forças e buscar em Brasília a participação que nos é devida por conta da importância econômica e cultural que o Paraná tem”, diz o secretário.

A abertura da conferência também contou com a participação do coordenador geral da institucionalização e monitoramento do Sistema Nacional de Cultura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Pedro Sérgio Lima Ortale. “A qualificação do Sistema Nacional depende da efetiva participação dos delegados nas conferências. O sistema é uma realidade irreversível e cabe a nós dar a força necessária para que ele se torne um instrumento da cidadania brasileira”. Ortale ainda elogiou a iniciativa do Governo do Paraná em realizar a conferência estadual no interior, já que em outros estados elas são realizadas na capital.

A conferência segue até domingo, dia 22 de setembro, com apreciação coletiva das proposições e eleição dos delegados que representarão o Paraná na conferência nacional e apresentação das moções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário