sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Governo do Estado realiza a 3ª Conferência Estadual da Cultura neste final de semana


Cerca de 500 pessoas participam do evento que será realizado em Guarapuava

Nos dias 21 e 22 de setembro aproximadamente 500 pessoas estarão reunidas em Guarapuava na 3ª Conferência Estadual da Cultura. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, é destinado aos delegados eleitos nas conferências municipais e intermunicipais de cultura. No evento, serão eleitos os participantes que irão representar o Paraná na Conferência Nacional, que ocorre em novembro.

A Conferência Estadual contará com 306 delegados da sociedade civil,186 da área governamental e 28 delegados natos (conselheiros). O tema deste ano, sugerido pelo Ministério da Cultura (MinC), é "Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura". Os debates serão divididos em quatro eixos: implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e cultura e desenvolvimento. Cada delegado participa de um eixo específico.

O pré-credenciamento dos delegados titulares e dos interessados em participar como observadores esteve aberto até o último domingo no site da Secretaria de Estado da Cultura, mas as pessoas que não o fizeram ainda poderão realizá-lo na abertura do evento. A Conferência será realizada na Unicentro, campus Santa Cruz (Rua Padre Salvador, 875, Guarapuava – PR).

No final do encontro, serão eleitas aproximadamente 50 pessoas (10% dos delegados presentes, de acordo com o regulamento) para representarem o Paraná na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília.

Importância da conferência
A realização da Conferência é mais uma etapa que a SEEC cumpre para implantar o Sistema Estadual de Cultura, reforçando o compromisso do Paraná de planejar suas políticas culturais com o propósito de assegurar o direito à cultura a todos os paranaenses. A Conferência é um dos requisitos necessários para integrar o Sistema Nacional de Cultura (SNC), o qual permite acessar recursos e apoio federais para programas e projetos na área.

Por meio do incentivo do Governo do Estado, diversas conferências municipais e intermunicipais foram realizadas, o que resultou em um expressivo número de delegados aptos a participar da Conferência Estadual. No total, 520 pessoas estão credenciadas para o evento deste ano, um aumento de quase 80% se comparada à última conferência realizada no Paraná, em 2009, quando houve a participação de 287 pessoas. Dessa forma, mais delegados estarão reunidos para debater assuntos em prol da cultura, e mais representantes paranaenses estarão credenciados para a Conferência Nacional.

Na 3ª Conferência também serão coletadas contribuições para formulação das diretrizes e metas que comporão o Plano de Cultura do Paraná para os próximos dez anos. Para estruturar o documento preliminar, um grupo de trabalho composto por membros do Conselho Estadual da Cultura foi especialmente formado com o objetivo de coletar sugestões de princípios, diretrizes e propostas para a formulação do documento definitivo do Plano.

Serviço
3ª Conferência Estadual da Cultura
Dias 21 e 22 de setembro de 2013
Local: Unicentro – Campus Santa Cruz - Rua Padre Salvador, 875,
Guarapuava – PR
Mais informações: cic@seec.pr.gov.br e (41) 3321-4782 / 4706

Confira a programação:

Dia 21/09/13:

08h às 16h – Credenciamento;
9h30 – Abertura;
10h - Palestra
11h - Plenária de aprovação do Regulamento de Funcionamento da 3ª Conferência Estadual da Cultura
11h30 às 13h30 - Intervalo para almoço;
13h30 às 18h - Discussão, elaboração das propostas e eleição dos (as) delegados (as) estaduais nos grupos de trabalho;

Dia 22/09/13:

9h às 12h - Plenária para apreciação coletiva das proposições;
11h30 às 13h30 - Intervalo para almoço;
14h às 15h - Ratificação pela Plenária dos delegados eleitos nos grupos de trabalho;
15h às 16h - Apresentação das moções;
16h - Encerramento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário