sábado, 21 de setembro de 2013

Mais de 400 pessoas participam do primeiro dia da Conferência Estadual de Cultura


O primeiro dia da 3ª Conferência Estadual de Cultura, em Guarapuava, reuniu 285 delegados eleitos vindos de diferentes regiões do Paraná, interessados em apresentar propostas e sugestões para a cultura nacional e estadual. O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, contou também com a participação de 108 inscritos como observadores. Após a aprovação do regimento da Conferência, os presentes iniciaram o debate dos quatro eixos temáticos: implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e cultura e desenvolvimento.   

Para o delegado de Londrina, José Donizetti Buganza, a conferência é um momento para se discutir e se pensar a cultura municipal e estadual. “Estamos vivendo algo único com a criação de sistemas que são a chave para que a cultura se torne pública”. Ele acredita que isso irá ocorrer com a implantação do Sistema Estadual de Cultura, um dos objetivos da 3ª Conferência Estadual da Cultura.

A representante de São Matheus do Sul, Franciane Fernandes Muchinski, pegou a estrada às 4 horas da manhã para chegar à conferência a tempo. Para ela, a participação popular é o principal destaque da realização do evento. “Estamos falando de cultura. Não tem como não envolver a população. E a conferência contribui para esta construção de um pensamento, de uma ideologia em prol do Paraná”.

Franciane também acredita que realizar este encontro em uma cidade do interior valoriza o intercâmbio de conhecimento. “Mesmo sendo mais longe pra mim, fazer um evento deste porte no interior contribui para descentralizar a cultura e valorizar as diversas regiões do Estado”.



Terra Nova também enviou representante para a conferência. O delegado Luciney Molina participou do encontro com o intuito de fortalecer as bases da cultura local para a conferência nacional. De Irati veio Edson Santos Silva, que criticou a falta de foco de alguns participantes. “É necessário vir com um objetivo claro para que a discussão não se perca e termos atenção efetiva na cultura”.


Mais de 400 pessoas, entre elas o prefeito de Guarapuava, César Silvestre Filho passaram pelo local neste primeiro dia de debates. No domingo, 22 de setembro, a conferência tem continuidade com a apresentação das propostas de acordo com cada eixo, e a escolha das propostas e dos delegados que irão representar o Paraná na conferência em Brasília.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário