domingo, 22 de setembro de 2013

3ª Conferência Estadual da Cultura encerra com 28 delegados eleitos para representar o Paraná na etapa nacional



Centenas de representantes de diversos municípios reunidos para debater e elaborar propostas para fortalecer a cultura paranaense. Esse é o principal legado da 3ª Conferência Estadual da Cultura, realizada neste final de semana, em Guarapuava. O evento foi promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Ao todo, 285 delegados das áreas civil e governamental, além de convidados e observadores de diferentes áreas, estiveram juntos, escolhendo propostas que serão apresentadas na conferência nacional, que ocorre em Brasília, no mês de novembro.

“Estamos trabalhando para melhorar a cultura do Paraná. Discutindo abertamente com todos. Esta conferência produziu um resultado extraordinário, temos delegados eleitos que levarão nossas propostas a Brasília, e temos documentos que ajudarão a montar o Plano Estadual da Cultura. Fico feliz que este grupo esteja contribuindo para isso.”  Essas foram as palavras do secretário de Cultura do Paraná, Paulino Viapiana, no encerramento da Conferência.

Ele também destacou outras ações já desenvolvidas para fortalecer a cultura do Estado, como a formação do Conselho Estadual da Cultura e a aprovação da Lei que criou o programa de incentivo, o Profice, ambos frutos de ampla participação da sociedade civil. “O Conselho já está atuando de forma efetiva e o primeiro edital do Profice deve ser lançado no mês de outubro”, destacou o secretário.
 
Laura Chaves, de Maringá, que participou do Eixo 1 – Implantação do Sistema Nacional de Cultura – contou que o debate para levantamento das propostas ocorreu de forma prática, onde todos tiveram oportunidade para expressar ideias e opiniões. “As sugestões do grupo realmente refletem um pensamento coletivo, tanto estadual quanto nacional”, salienta. Laura explica que foram muitos temas abordados com a mesma essência. Dessa forma, houve o agrupamento destes dados, resultando em um processo satisfatório para os participantes.

“Esse equilíbrio de propostas gera um aprendizado para todos os envolvidos e prova que a gente consegue pensar a cultura enquanto direito”, diz Laura. Ela apenas lamentou o fato de não estar disponível no evento as propostas levantadas nas conferências municipais. Segundo ela, isso poderia agilizar o debate. Laura foi uma das delegadas eleitas da área governamental do eixo.

No eixo 2, que teve como tema Produção Simbólica e Diversidade Cultural, a heterogeneidade de delegados participantes levou a um grande número de propostas apresentadas. Isso atrasou um pouco o término do debate. O delegado eleito Leandro Gaffke Santos, de Campo Magro, acredita que os representantes que irão para Brasília devem apontar problemas e aconselhar soluções para as políticas públicas na área da cultura. “Precisamos que os delegados pensem no coletivo, e não individualmente. Para isso, devemos realizar reuniões entre nós para chegarmos unidos na conferência nacional”.

Cidadania e Direitos Culturais. Esse era o foco do debate do eixo 3. Érico Massoli, de Curitiba, é um dos delegados eleitos e acredita que a metodologia do grupo foi difícil por conta da pouca síntese das propostas apresentadas pelos municípios. “A conferência de cultura é um processo recente para muitos municípios. Por isso acho que esse encontro serviu para um amadurecimento da sociedade civil”. Ele sugere que as próximas conferências tenham mais tempo para aprofundamento dos assuntos levantados. “Senti falta de representantes do Ministério da Cultura, pois alguns temas são muito abrangentes. Se pesquisadores do ministério estivessem presentes eles poderiam orientar sobre o que de fato compõe cada tema”, sugere Massoli.

Para Cícero Pereira de Souza, de Campo Mourão, o debate no eixo 4, que discutiu Cultura e Desenvolvimento, foi bem conduzido. “Todos tiveram oportunidade de compartilhar opiniões e experiências”. Para ele, o problema foi que muitos participantes não tinham conhecimento de leis específicas da cultura e também do documento de conferências passadas. “Mas acredito que isso será alcançado com o tempo. Estamos construindo uma grande agenda de debates com esta conferência”, opina Souza.

Confira os delegados eleitos que irão representar o Paraná na conferência nacional, em Brasília, no mês de novembro:

EIXO 1

DELEGADOS TITULARES DA SOCIEDADE CIVIL
Miguel Fernando Perez Silva
Otávio Zucon
Reginaldo José da Silva
Leonice Solange Lenz

DELEGADOS SUPLENTES DA SOCIEDADE CIVIL
Hélio de Oliveira
Soraya Lucas do Amaral Feria
Bruno Oliveira
Renan Fernando França
Marcelo Elísio Ribeiro Santin
Ailton Lima
Alián Moroz França

DELEGADOS TITULARES DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Michelle Bárbara Ferrari
João Paulo Dorne Calabrezi
Laura Chaves de Souza Peluso
André Luís Dutra

DELEGADOS SUPLENTES DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Lisandro César Vieira
Luiz Cirillo Barbisan
Laércio Sobral
Jovi Vieira Barboza
Claudete Basen
Paulo César de Sousa

EIXO 2

DELEGADOS TITULARES DA SOCIEDADE CIVIL
Geslline Giovana Braga
Ary Fabio Giordani Daniel
Adegmar J. Silva
Rafael Danilo Bernardes Morais
Wanderlei Mafra
Gilson Marcio do Nascimento
William Meurer

DELEGADOS SUPLENTES DA SOCIEDADE CIVIL
Carlos Augusto de Souza
Carolina Raelco Fujita
Cláudio Marcos de Siqueira
Daniel Masetto do Amaral
Zélia Del Anhol
José Fernando de Merie
Matsuko Mori Barbosa

DELEGADOS TITULARES DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Mariluz Marques
Leandro Gaffke Santos

DELEGADOS SUPLANTES DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Edson Rimonatto
Luciney Molina Marques

EIXO 3

DELEGADOS TITULARES DA SOCIEDADE CIVIL
Érico Massoli Ticianel Pereira
Luciane Zatta Roling
Marcella Souza Carvalho

DELEGADOS SUPLENTES DA SOCIEDADE CIVIL
Marcelo da Silva Calixto
Tereza Mendes de Souza
Amilton Farias

DELEGADA TITULAR DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Cleri Aparecida Oliveira

DELEGADO SUPLENTE DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Pedro Luiz Marques

EIXO 4

DELEGADOS ELEITOS DA SOCIEDADE CIVIL
Cícero Pereira de Souza
Patrizia Bittencourt Pereira
Fernando Baldi Braga
Jeferson Luiz Kaibers
Evelyn Fernanda Magueta

DELEGADOS SUPLENTES DA SOCIEDADE CIVIL
André Ferreira Feiges
Scheila Priscila Frei Berger Calixto
Gislaine Aparecida Correia
João Ricardo de Carvalho da Silva
Bernadete Brandão

DELEGADOS ELEITOS DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Francisco Pinheiro
Eloyr Pacheco

DELEGADOS SUPLENTES DA ÁREA GOVERNAMENTAL
Daniele Claudino
Eduardo Antonio
Noelita Vassoler
Shayana Grassi

Lismeia Passoni

sábado, 21 de setembro de 2013

Mais de 400 pessoas participam do primeiro dia da Conferência Estadual de Cultura


O primeiro dia da 3ª Conferência Estadual de Cultura, em Guarapuava, reuniu 285 delegados eleitos vindos de diferentes regiões do Paraná, interessados em apresentar propostas e sugestões para a cultura nacional e estadual. O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, contou também com a participação de 108 inscritos como observadores. Após a aprovação do regimento da Conferência, os presentes iniciaram o debate dos quatro eixos temáticos: implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e cultura e desenvolvimento.   

Para o delegado de Londrina, José Donizetti Buganza, a conferência é um momento para se discutir e se pensar a cultura municipal e estadual. “Estamos vivendo algo único com a criação de sistemas que são a chave para que a cultura se torne pública”. Ele acredita que isso irá ocorrer com a implantação do Sistema Estadual de Cultura, um dos objetivos da 3ª Conferência Estadual da Cultura.

A representante de São Matheus do Sul, Franciane Fernandes Muchinski, pegou a estrada às 4 horas da manhã para chegar à conferência a tempo. Para ela, a participação popular é o principal destaque da realização do evento. “Estamos falando de cultura. Não tem como não envolver a população. E a conferência contribui para esta construção de um pensamento, de uma ideologia em prol do Paraná”.

Franciane também acredita que realizar este encontro em uma cidade do interior valoriza o intercâmbio de conhecimento. “Mesmo sendo mais longe pra mim, fazer um evento deste porte no interior contribui para descentralizar a cultura e valorizar as diversas regiões do Estado”.



Terra Nova também enviou representante para a conferência. O delegado Luciney Molina participou do encontro com o intuito de fortalecer as bases da cultura local para a conferência nacional. De Irati veio Edson Santos Silva, que criticou a falta de foco de alguns participantes. “É necessário vir com um objetivo claro para que a discussão não se perca e termos atenção efetiva na cultura”.


Mais de 400 pessoas, entre elas o prefeito de Guarapuava, César Silvestre Filho passaram pelo local neste primeiro dia de debates. No domingo, 22 de setembro, a conferência tem continuidade com a apresentação das propostas de acordo com cada eixo, e a escolha das propostas e dos delegados que irão representar o Paraná na conferência em Brasília.  

3ª Conferência Estadual da Cultura já começou




A abertura da 3ª Conferência Estadual da Cultura, que ocorre neste sábado e domingo em Guarapuava, contou com a presença de participantes de diversas cidades paranaenses, interessados em debater a cultura local e eleger os delegados que irão representar o Paraná na conferência nacional, em Brasília. A conferência é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, salientou a satisfação por fazer uma conferência com mais de 500 delegados credenciados, algo inédito na história do Paraná. “Hoje, nosso Estado está maduro para realizar o debate de um tema tão importante como a cultura”. Ainda segundo Viapiana, a conferência é o momento em que a comunidade participa diretamente da discussão de uma proposta e se transforma em uma política para a cultura.

“A conferência deve funcionar como a representação de um pensamento coletivo. Sairemos daqui fortalecidos para uma conferência nacional. É o momento de o nosso Estado unir forças e buscar em Brasília a participação que nos é devida por conta da importância econômica e cultural que o Paraná tem”, diz o secretário.

A abertura da conferência também contou com a participação do coordenador geral da institucionalização e monitoramento do Sistema Nacional de Cultura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Pedro Sérgio Lima Ortale. “A qualificação do Sistema Nacional depende da efetiva participação dos delegados nas conferências. O sistema é uma realidade irreversível e cabe a nós dar a força necessária para que ele se torne um instrumento da cidadania brasileira”. Ortale ainda elogiou a iniciativa do Governo do Paraná em realizar a conferência estadual no interior, já que em outros estados elas são realizadas na capital.

A conferência segue até domingo, dia 22 de setembro, com apreciação coletiva das proposições e eleição dos delegados que representarão o Paraná na conferência nacional e apresentação das moções.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Governo do Estado realiza a 3ª Conferência Estadual da Cultura neste final de semana


Cerca de 500 pessoas participam do evento que será realizado em Guarapuava

Nos dias 21 e 22 de setembro aproximadamente 500 pessoas estarão reunidas em Guarapuava na 3ª Conferência Estadual da Cultura. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, é destinado aos delegados eleitos nas conferências municipais e intermunicipais de cultura. No evento, serão eleitos os participantes que irão representar o Paraná na Conferência Nacional, que ocorre em novembro.

A Conferência Estadual contará com 306 delegados da sociedade civil,186 da área governamental e 28 delegados natos (conselheiros). O tema deste ano, sugerido pelo Ministério da Cultura (MinC), é "Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura". Os debates serão divididos em quatro eixos: implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e cultura e desenvolvimento. Cada delegado participa de um eixo específico.

O pré-credenciamento dos delegados titulares e dos interessados em participar como observadores esteve aberto até o último domingo no site da Secretaria de Estado da Cultura, mas as pessoas que não o fizeram ainda poderão realizá-lo na abertura do evento. A Conferência será realizada na Unicentro, campus Santa Cruz (Rua Padre Salvador, 875, Guarapuava – PR).

No final do encontro, serão eleitas aproximadamente 50 pessoas (10% dos delegados presentes, de acordo com o regulamento) para representarem o Paraná na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília.

Importância da conferência
A realização da Conferência é mais uma etapa que a SEEC cumpre para implantar o Sistema Estadual de Cultura, reforçando o compromisso do Paraná de planejar suas políticas culturais com o propósito de assegurar o direito à cultura a todos os paranaenses. A Conferência é um dos requisitos necessários para integrar o Sistema Nacional de Cultura (SNC), o qual permite acessar recursos e apoio federais para programas e projetos na área.

Por meio do incentivo do Governo do Estado, diversas conferências municipais e intermunicipais foram realizadas, o que resultou em um expressivo número de delegados aptos a participar da Conferência Estadual. No total, 520 pessoas estão credenciadas para o evento deste ano, um aumento de quase 80% se comparada à última conferência realizada no Paraná, em 2009, quando houve a participação de 287 pessoas. Dessa forma, mais delegados estarão reunidos para debater assuntos em prol da cultura, e mais representantes paranaenses estarão credenciados para a Conferência Nacional.

Na 3ª Conferência também serão coletadas contribuições para formulação das diretrizes e metas que comporão o Plano de Cultura do Paraná para os próximos dez anos. Para estruturar o documento preliminar, um grupo de trabalho composto por membros do Conselho Estadual da Cultura foi especialmente formado com o objetivo de coletar sugestões de princípios, diretrizes e propostas para a formulação do documento definitivo do Plano.

Serviço
3ª Conferência Estadual da Cultura
Dias 21 e 22 de setembro de 2013
Local: Unicentro – Campus Santa Cruz - Rua Padre Salvador, 875,
Guarapuava – PR
Mais informações: cic@seec.pr.gov.br e (41) 3321-4782 / 4706

Confira a programação:

Dia 21/09/13:

08h às 16h – Credenciamento;
9h30 – Abertura;
10h - Palestra
11h - Plenária de aprovação do Regulamento de Funcionamento da 3ª Conferência Estadual da Cultura
11h30 às 13h30 - Intervalo para almoço;
13h30 às 18h - Discussão, elaboração das propostas e eleição dos (as) delegados (as) estaduais nos grupos de trabalho;

Dia 22/09/13:

9h às 12h - Plenária para apreciação coletiva das proposições;
11h30 às 13h30 - Intervalo para almoço;
14h às 15h - Ratificação pela Plenária dos delegados eleitos nos grupos de trabalho;
15h às 16h - Apresentação das moções;
16h - Encerramento.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MinC prorroga prazo para edital da Copa do Mundo 2014

O Ministério da Cultura prorrogou o prazo para as inscrições no edital denominado “Concurso Cultural 2014” que visa ampliação e fomento da programação cultural das 12 cidades-sede durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. No último dia 06 de setembro, a Fundação Cultural de Curitiba promoveu, no auditório do Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba uma oficina gratuita de capacitação para a participação no edital e contou com a presença de mais de cem interessados em participar do processo.

Com a ampliação do prazo para o dia 4 de novembro de 2013, mais pessoas poderão participar do grande festival que o Ministério da Cultura pretende produzir, em parceria com os governos Municipal e Estadual das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, para apresentar a riqueza e diversidade cultural do País para brasileiros e estrangeiros, entre os dias 10 de junho e 15 de julho.

Com a prorrogação, as inscrições serão suspensas durante esta quinta-feira, 19, e retornam a partir do dia 20. Além da ampliação do prazo, o edital teve algumas alterações, com destaque para o Grupo Cultural O – Audiovisual, que teve mudanças em suas especificidades técnicas e na forma de pagamento.

Lançado no último dia 8 de agosto, o edital denominado "Concurso Cultura 2014" premiará, no mínimo, 206 projetos que estejam dentro de um dos quatro eixos do pilar 'Conteúdos Culturais'. Entre os eixos estão:
  • Brasil Audiovisual que promoverá a produção audiovisual brasileira atendendo média metragem, documentários, animação e ficção;
     
  • Brasil Criativo que engloba conteúdos artísticos, em formato digital, de artesanato, moda, arquitetura, design e gastronomia, de expressão local e linguagens ligadas a economia criativa;
     
  • Brasil Diverso que prevê projetos que manifestações tradicionais de todos os Estados do País, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro;
     
  • Brasil das Artes dirigido para exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais.
Intercâmbio – No intuito de promover o intercâmbio entre as manifestações tradicionais de cada estado, o concurso prevê ainda a circulação de exibições. Por exemplo, o projeto selecionado no Acre se apresentará no Recife (PE); do Amazonas em Belo Horizonte (MG); do Piauí em Porto Alegre (RS); do Alagoas em Curitiba (PR); do Rio Grande do Sul em Natal (RN); do Sergipe em Brasília (DF); de Mato Grosso do Sul no Rio de Janeiro (RJ); do Espírito Santo em Manaus (AM); do Paraná em Salvador (BA); do Tocantins em São Paulo (SP); e da Paraíba em Cuiabá (MT).
Os projetos serão escolhidos por uma Comissão de Avaliação e Seleção composta por 40 pessoas, dentre elas, representantes da sociedade civil (Conselho Nacional de Política Cultural), das Secretarias de Cultura das 12 cidades-sede e do MinC (Representações Regionais, instituições vinculadas e Secretarias).

As inscrições para o concurso Cultura 2014 – antes previstas até o dia 23 de setembro – terminam no dia 4 de novembro e deverão ser feitas exclusivamente pelo sistema SalicWeb, disponível em www.cultura.gov.br. Podem participar pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e grupos não constituídos juridicamente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Cultural de Curitiba

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Editais - Lei de Incentivo à Cultura de Campo Mourão

As inscrições para FEPAC (Fundo Especial de Promoção das Atividades Culturais) e MECENATO 2014 da Fundação Cultural de Campo Mourão (PR)  já estão abertas e os interessados podem se inscrever até 11 de outubro de 2013.

Confira os editais do FEPAC , Mecenato e o formulário de inscrição neste endereço
Mais informações: (44) 3523-9439 ou no e-mail: assessoriaddc@fundacam.com.br e ddc@fundacam.com.br

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Secretaria de Estado da Cultura abre pré-credenciamento para 3ª Conferência Estadual


Delegados titulares eleitos nas conferências municipais e intermunicipais precisam fazer o pré-credenciamento até 15 de setembro. Interessados em participar como observadores também precisam fazer inscrição prévia

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), realiza nos dias 21 e 22 de setembro, em Guarapuava, a 3ª Conferência Estadual da Cultura, a partir das 9h, na Unicentro. Os delegados titulares eleitos em conferências municipais e intermunicipais precisam fazer o pré-credenciamento até o dia 15 de setembro no site www.sic.cultura.pr.gov.br/conferencia.php , escolhendo um dos eixos de discussão. As inscrições também estão disponíveis para quem quiser participar como observador.

As discussões deste encontro seguem o tema geral definido para a Conferência Nacional: “Uma política de Estado para a cultura: desafios do sistema nacional de cultura”, e serão desenvolvidas em quatro eixos temáticos: Implantação do Sistema Nacional, Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura e Desenvolvimento. 

“Já temos o Conselho Estadual da Cultura atuante, já aprovamos a Lei que criou o Fundo Estadual da Cultura e a realização da 3ª Conferência é mais um passo que damos para implantar o Sistema Estadual de Cultura. Isso reforça o nosso compromisso de planejar as políticas culturais com o propósito de assegurar o direito à cultura a todos os paranaenses”, diz o secretário Paulino Viapiana.

Incentivo – Para ampliar a participação dos municípios a SEEC trabalhou diretamente com as prefeituras, dando todo o apoio necessário para a realização das conferências municipais e intermunicipais. Um grupo de trabalho formado por membros do Conselho Estadual da Cultura (Consec) elaborou um texto-roteiro para contribuir nos debates, discussões, reflexões e proposições oportunizadas nas Conferências de Cultura. 

“A convite das prefeituras, participamos de diversas conferências e foi muito produtivo. Os municípios estão percebendo a importância de criarem conselhos, fundos e planos de cultura, além de um órgão específico para a pasta, elementos fundamentais para a implantação dos sistemas municipais de cultura. A participação dos delegados irá contribuir para os debates neste sentido”, explica Ana Maria Hladczuk, Coordenadora de Incentivo Cultural da SEEC.

Dos 399 municípios do Estado, 82 realizaram conferências municipais e 179 participaram em conferências intermunicipais. A adesão de 65% dos municípios permitiu a eleição de 297 delegados representantes da sociedade civil, que atuarão junto dos 177 representantes governamentais e 28 delegados natos, membros do Conselho Estadual da Cultura que confirmaram presença.

No total, serão 502 delegados que participarão dos debates na Conferência Estadual. Este encontro definirá os representantes e as propostas que o Paraná levará à Conferência Nacional de Cultura, que ocorre de 26 a 29 de novembro em Brasília. 

Na etapa estadual também serão coletadas as contribuições para formulação das diretrizes e metas que comporão o Plano de Cultura do Paraná para os próximos dez anos, reforçando o compromisso do Governo de construir as políticas culturais com a ampla participação da sociedade. 

Serviço
3ª Conferência Estadual de Cultura do Paraná 
Dias 21 e 22 de setembro, a partir das 9h 
Pré-cadastramento e inscrições: até 15 de setembro em www.sic.cultura.pr.gov.br/conferencia.php
Local: Unicentro – Campus Santa Cruz - Rua Padre Salvador, 875, 
Guarapuava – PR 
Mais informações: cic@seec.pr.gov.br e (41) 3321-4782 / 4706
Fonte: SEEC

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Para empresas - Edital da SEEC para oficinas na área audiovisual

A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) divulga hoje edital para contratação de pessoa jurídica especializada na capacitação técnica na área audiovisual para realizar oficinas de roteiro, fotografia para cinema, edição e direção cinematográficas.

As oficinas são voltadas a professores da rede estadual de ensino público pertencente às Regionais de Educação da  Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), tornando-os capacitados para
realizarem as diversas funções técnicas e artísticas mais comuns no meio audiovisual. As oficinas também os habilitarão a repassar esse conteúdo para  alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino e em  instituições voltadas ao desenvolvimento sócio-cultural da criança e do adolescente.

As oficinas ocorrerão de 28/10 a 29/11 de 2013. As produtoras interessadas precisam entregar, no dia 04/10 no prédio da SEEC (Rua Ébano Pereira, 240, Centro, Curitiba), às 10h, a documentação - Proposta Técnica, Proposta de Preço,  Documentos de Habilitação - cada um em um envelope - juntamente com o Certificado de Cadastro de  Licitantes do Estado, emitido pela Secretaria de Estado da Administração e
Previdência do Estado do Paraná (SEAP).

Para ler o edital completo, clique neste link