terça-feira, 7 de outubro de 2014

Projeto do Plano Estadual de Cultura será apresentado nas oito macrorregiões do Estado

Audiências públicas acontecem de 10 a 23 de outubro nas cidades de Francisco Beltrão, Toledo, Ponta Grossa, Maringá, Fazenda Rio Grande, Londrina, Paranaguá e Guarapuava




A minuta do Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC/PR), aberta para consulta pública em 12 de junho, será apresentada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) em audiências públicas nas oito macrorregiões do Estado de 10 a 23 de outubro. As cidades que vão sediar os encontros são Francisco Beltrão, Toledo, Ponta Grossa, Maringá, Fazenda Rio Grande, Londrina, Paranaguá e Guarapuava.

“As audiências contribuem para explicar a forma como foi elaborada a proposta, sanar dúvidas e também reforçar a importância da ampla participação da sociedade civil no processo de construção do Plano”, explica Paulino Viapiana, secretário de Estado da Cultura.

O documento está disponível no site da SEEC (www.cultura.pr.gov.br) para receber sugestões até o dia 31 de outubro. Após a consulta pública, as contribuições que sejam pertinentes serão incorporadas à proposta e o documento passará então pela aprovação do Conselho Estadual da Cultura (CONSEC). Em seguida, será encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná, para que seja criado em forma de lei.

Metas e ações
A minuta do Plano foi elaborada por um grupo de trabalho, o GT PEC/PR, composto por membros do Conselho Estadual da Cultura e técnicos da SEEC. O grupo usou as diretrizes estipuladas pelo Plano Nacional de Cultura para estabelecer metas e ações específicas para o Paraná. No total foram 21 metas e 145 ações definidas. O GT aproveitou como base as 3.176 propostas resultantes das 111 conferências municipais e intermunicipais realizadas no Paraná em 2013, além das 42 propostas aprovadas na 3ª Conferência Estadual de Cultura e 15 contribuições enviadas ao grupo.

O trabalho contou com a consultoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conveniada com o Ministério da Cultura (MINC), para dar orientação às cidades e aos estados interessados na formulação de seus planos de cultura.

Serviço
Audiências Públicas para apresentação da minuta do Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC/PR)

Cronograma


MACRORREGIÃO | CIDADE DATA HORÁRIO LOCAL/ENDEREÇO
Sudoeste
Francisco Beltrão
10/10 15h - 18h Teatro Eunice Sartori
Rua Octaviano Teixeira dos Santos, 1121 - Centro
Oeste
Toledo
11/10 17h - 20h Teatro Municipal de Toledo
Rua Santos Dumont, 2626
Campos Gerais
Ponta Grossa
11/10
15h - 18h
Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei
Rua dos Operários s/n. Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini
Noroeste
Maringá
18/10 15h - 18h Auditório Luzamor
R: Neo Alves Martins, 1704
Curitiba
Fazenda Rio Grande
18/10 15h - 18h Teatro Municipal
Rua Itália, 287 - Nações
Nordeste
Londrina
19/10 17h - 20h Teatro Zaqueu de Melo
Avenida Rio de Janeiro, 413 - Centro
Litoral
Paranaguá
19/10 17h - 20h Casa Ceci
Rua XV de Novembro, 499 - Centro Histórico
Centro-Sul
Guarapuava

23/10
15h - 18h Câmara Municipal de Guarapuava
Rua Pedro Alves, 431



































Formulário para envio de sugestões disponível aqui.
Contribuições devem ser encaminhadas para planodecultura@seec.pr.gov.br.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário