sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Programa Primeiro Museu lança etapa nacional

Projeto visa criar museus comunitários virtual e físico em 60 municípios
brasileiros até 2015; inscrições estão abertas até 15 de dezembro

Após atendimento em cerca de 20 municípios do norte, noroeste e oeste do Paraná, o Programa Primeiro Museu decide percorrer todo o País com o lançamento da etapa nacional. A abrangência do Programa visa criar projetos museológicos em60 municípios brasileiros até o próximo ano. As inscrições foram abertas nesta semana e podem ser feitas no site www.primeiromuseu.org.br até o dia 15 de dezembro.

A Etapa PR, lançada no início do ano, contabilizou mais de 30 municípios que demonstraram interesse em preservar e conservar a história local com a criação de museus comunitários de tipologia virtual e física. Entre as cidades com projeto em andamento, estão Arapongas, Planalto, São Tomé, Campo Bonito, Bom Sucesso, Rondon e Santa Tereza do Oeste. ?Em poucos dias, o número de inscritos ultrapassou a nossa expectativa. Agora, com os frutos colhidos em terras paranaenses, o Programa vai expandir sua área de atuação?, comenta o diretor do Museu da Família e vice-presidente do Instituto Cultural Ingá, Edson Pereira.

Podem participar entidades políticas e comunitárias (prefeituras, câmaras municipais, associações civis sem fins lucrativos), entidades filantrópicas, instituições de ensino, clubes esportivos, igrejas, cooperativas, dentre outras instituições, desde que comprovem vínculo com a comunidade a ser beneficiada. Os museus comunitários poderão atender a todo o município, ou a localidades específicas, como distritos, regiões administrativas ou bairros.

Segundo o Ministério da Cultura, 77% das cidades do Brasil não contam com museus ou casas de memória. O Programa Primeiro Museu é inspirado no Plano Nacional Setorial de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que objetiva a criação de instituições em todos os municípios brasileiros até 2020. ?O projeto também vem para suprir a vontade das pessoas de se sentirem parte da história e que isso perpetue para as próximas gerações?, conclui Pereira. 


Mais informações: (44) 3025-2666 / www.primeiromuseu.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário