quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ano do Brasil em Portugal abre editais para Música, Chancela e Artes Cênicas.


Artistas e produtores poderão participar da programação do Ano do Brasil em Portugal, entre janeiro e junho de 2013. Para concorrer ao prêmio para a realização de um espetáculo dentro da programação do Espaço Brasil, músicos e grupos musicais brasileiros têm até o dia 5 de outubro para se inscrever no edital específico. Serão selecionadas Ao todo, 72 atrações musicais.

Já o Edital de Chancela possibilita que projetos independentes também façam parte da programação. Poderão participar produtores culturais, associações, cooperativas, empresas com ou sem fins lucrativos, órgãos públicos e fundações privadas da área cultural. A chancela do evento será concedida a projetos em todas as áreas culturais (música, circo, teatro, dança, artes plásticas, fotografia, artes integradas, entre outras), conforme as regras definidas no edital.

Clique aqui e saiba como participar

Acesse aqui a página oficial

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Conselheiros de cultura do Paraná se reúnem no litoral


Este foi o segundo encontro dos membros empossados em julho. Foram dois dias de debates na unidade do SESC, em Caiobá
Os membros do Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) participaram no domingo (23) e segunda (24) de mais uma reunião promovida pela Secretaria da Cultura (SEEC). Dentre os assuntos da pauta estavam a aprovação do regimento interno e o debate sobre o Plano Estadual da Cultura e o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE). O encontro foi realizado na unidade do SESC, em Caiobá.

A diretora-geral da SEEC e secretária em exercício, Valéria Marques Teixeira, abriu a reunião destacando a importância do trabalho dos conselheiros e a agilidade com que as diretrizes do CONSEC estão sendo organizadas. “Este é o segundo encontro e é gratificante ver como as coisas estão sendo conduzidas de forma positiva. O pleno funcionamento do Conselho é essencial para fortalecimento da cultura do Paraná e está em sintonia com as diretrizes estabelecidas pelo secretário Paulino Viapiana”, destacou.

A pauta do segundo dia de reunião incluiu o debate sobre o Plano Estadual da Cultura. Três grupos de trabalho foram formados para elaborar o diagnóstico da situação, estabelecer metas e conduzir a formatação das propostas que deverão integrar o documento. Os conselheiros também irão analisar a proposta de regulamentação do PROFICE, contribuindo com sugestões para que o programa possa ser efetivado já em 2013.

O Conselho - O CONSEC é um órgão colegiado, integrante da estrutura organizacional básica da SEEC. Ao todo são 18 representantes da sociedade civil e outros 18 do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12, totalizando 36 conselheiros.

Dentre as atribuições do CONSEC estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações.

As reuniões do Conselho são bimestrais e o próximo encontro está previsto para novembro.


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fundação Cultural seleciona avaliadores até 20 de setembro

  
A Fundação Cultural de Blumenau prorroga até dia 20 de setembro o período de inscrições para credenciamento dos profissionais que irão compor a Comissão Técnica Externa que analisará os projetos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, referente ao concurso 004/2012.

A comissão será formada por um profissional em cada uma das seguintes áreas: música; teatro e circo; biblioteca, literatura e livro; cultura popular e artesanato; patrimônio material e imaterial; dança; artes visuais; cinema e vídeo, comunicação e formação em cultura; e museus e espaços de memória.

Os selecionados serão remunerados pelo trabalho desenvolvido no valor bruto de R$ 1.000. Ficará sob responsabilidade arcar com despesas próprias com alimentação, transporte e estadia, se houver.

Os documentos devem ser enviados para Rua XV de Novembro, 161 - Centro -Blumenau - SC, Cep 89010-0001. A falta de apresentação de qualquer um dos documentos exigidos pelo edital implicará na desclassificação da inscrição do profissional.

Os participantes credenciados e aptos serão escolhidos pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau em reunião extraordinária específica e nomeados pela presidente da Fundação Cultural de Blumenau os avaliadores que irão compor a Comissão Técnica Externa que analisará os Projetos Culturais de 2012.

A publicação dos selecionados pelo Conselho Municipal de Política Cultural ocorrerá após a homologação das inscrições dos projetos culturais do Edital de 2012 do Fundo Municipal de Apoio a Cultura no site da Fundação Cultural de Blumenau. Será informada a Comissão Externa a data que ocorrerá a análise dos projetos culturais com período previsto de 22 a 26 de outubro.

Informações adicionais podem ser obtidas com Ivan Day pelo fone (47) 3381-6179.

O edital está disponível no link
http://www.blumenau.sc.gov.br/gxpsites/hgxpp001.aspx?1,20,796,O,P,0,MNU;E;143;6;238;3;MNU;, 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Banco do Brasil abre inscrições para projetos culturais


Projetos de música (popular, erudita e instrumental), exposições (pintura, escultura, fotografia, gravura, instalação, multimídia e outros), artes cênicas (teatro, dança, performance, circo, ópera), cinema e vídeo (mostras e festivais), programa educativo (oficinas, cursos e visitas orientadas) e ideias (palestras, seminários e conferências)serão selecionados para compor a grade de programação dos Centros Culturais Banco do Brasil Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

As inscrições são gratuitas, abertas a pessoas físicas e jurídicas, de qualquer nacionalidade e região do País e realizadas exclusivamente pelo site até 24 de outubro de 2012.

O processo seletivo será realizado pela comissão técnica dos Centros Culturais Banco do Brasil, com a participação de especialistas do mercado cultural. Os critérios observados para a seleção de projetos são: relevância conceitual e temática, ou seja, importância histórica, cultural e artística; viabilidade técnica; originalidade e ineditismo da proposta; contribuição para fortalecimento da diversidade cultural brasileira; impacto social; adequação física aos espaços (dependências dos CCBB); compatibilidade com os preços praticados pelo mercado e identidade com os princípios e valores do Banco do Brasil.

A divulgação dos projetos selecionados está prevista para o primeiro trimestre de 2013 e os resultados serão publicados no portal bb.com.br