quarta-feira, 13 de junho de 2012

Eleição dos membros setoriais do CONSEC ocorre neste sábado

Serão escolhidos conselheiros de 10 áreas artístico-culturais que farão parte do Conselho Estadual da Cultura 

Neste sábado, 16 de junho, a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) realiza a última etapa para a escolha dos integrantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Estadual da Cultura (CONSEC). Serão eleitos 10 membros de áreas artístico-culturais, que irão se juntar aos oito conselheiros das macrorregiões do Estado. A eleição ocorre a partir das 13h, no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. 

Pela primeira vez o Paraná terá um conselho que irá trabalhar no desenvolvimento cultural do Estado. Ao todo serão 18 representantes da sociedade civil e outros 18 do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12, totalizando 36 conselheiros. 

Os interessados em fazer parte do CONSEC, assim como as pessoas que irão votar nos candidatos, fizeram prévia inscrição no site da Secretaria. A relação dos candidatos e dos eleitores está disponível aqui

Serão escolhidos representantes das seguintes áreas: artes visuais; audiovisual; circo; dança; literatura, livro e leitura; manifestações populares, tradicionais e étnicas; música; ópera; patrimônio cultural material e imaterial e teatro. No dia da eleição, os candidatos e eleitores devem apresentar RG e CPF. 

Dentre as atribuições do CONSEC estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações. 

O CONSEC é um órgão colegiado, integrante da estrutura organizacional básica da SEEC. A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura. 

Serviço 
Eleição dos representantes setoriais para o Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) 
Dia 16 de junho, sábado, às 13h. 
Local: Colégio Estadual do Paraná – Avenida João Gualberto, 250. Curitiba-PR. 
Informações: (41) 3321-4782 e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário