segunda-feira, 25 de junho de 2012

Seletiva fotográfica paranaense

Edital - Sesi Arte Contemporânea



Inscrições de 18 de junho a 31 de julho de 2012
O edital prevê a seleção de seis artistas para exposição individual no
Centro Cultural Sistema Fiep, em Curitiba/PR.

Prêmio de R$ 5 mil por artista ou coletivo selecionado.






quarta-feira, 20 de junho de 2012

Inscrições abertas para concurso “Meu evento tem Acesso 2012”

Iniciativa visa valorizar a divulgação e repercussão de eventos culturais brasileiros


Com o objetivo de apoiar iniciativas culturais voltadas à democratização cultural, o Instituto Votorantim, por meio do blog Acesso, abriu em 24/05 as inscrições para o concurso “Meu evento tem Acesso 2012”, que está em sua segunda edição. Os interessados em participar deverão inscrever seus eventos no site www.blogacesso.com.br/meueventotemacesso até o dia 24 de junho.
“Há muitas ações culturais interessantes, criativas e transformadoras em curso no País, e nosso objetivo é apoiar com visibilidade e repercussão. Trata-se de uma ação promovida pelo blog Acesso para valorizar eventos que ocorram no segundo semestre de 2012 e estejam alinhados ao foco do acesso à cultura. Podemos apoiar apresentações artísticas (mostras, festivais, shows, exposições, festas, concertos, peças, entre outros), fóruns, congressos e prêmios culturais – sejam as ações virtuais (via web) ou presenciais, em qualquer município brasileiro.”, ressalta Diogo Quitério, coordenador do Programa de Cultura do Instituto Votorantim.
O concurso será realizado em quatro etapas: inscrição, pré-seleção, votação pública e premiação. Após a inscrição dos projetos, a comissão do blog Acesso, fará a pré-seleção de cinco eventos para iniciar a votação pública. Os critérios avaliados na etapa de pré-seleção serão localização, período de realização, aderência ao conceito de democratização cultural, consistência e criatividade, planejamento de implementação e parcerias.
Uma vez selecionados os cinco eventos, as propostas serão apresentadas no blog Acesso e permanecerão no perfil do blog no Facebook (www.facebook.com/blogacesso<www.facebook.com/blogacesso>) para voto popular. O evento mais “curtido” pelos usuários será o vencedor, que será contemplado com ações de comunicação, articulação e mobilização promovidas pelo blog Acesso e por sua rede de parceiros.


Ações para o vencedor
Divulgação
-  Post no blog Acesso sobre o evento, com entrevista dos produtores e coordenadores
-  Envio de convite do evento para mailing do blog Acesso (formado por 16 mil nomes de pessoas envolvidas e interessadas em cultura)
-  Apoio da assessoria de imprensa do Instituto Votorantim na exposição na mídia do evento via release e sugestões de pauta para mailing qualificado
-  Visibilidade nos canais de comunicação do Instituto Votorantim (boletim online mensal, site e Twitter)
-  Entrevista e divulgação pelo portal Catraca Livre


Cobertura
- Cobertura presencial do evento por jornalista do blog Acesso
-  Entrevista com coordenadores, produtores e participantes
-  Post no blog Acesso com relato do evento
-  Outras ações customizadas (a serem estudadas conforme particularidades do evento vencedor)


O calendário de premiação será definido diretamente com o vencedor, tendo a possibilidade de negociação de algumas iniciativas para potencializar a exposição do evento. Vale esclarecer que não consta na premiação o aporte direto de recursos financeiros do blog Acesso e, as peças de comunicação, com exceção do release, deverão ser produzidas pelo produtor do evento e entregues prontas à equipe do blog Acesso para divulgação.

Calendário do Concurso
Inscrições: 24 de maio a 24 de junho
Divulgação dos eventos pré-selecionados pela comissão técnica: 28 de junho
Votação pública: 28 de junho a 18 de julho
Divulgação do vencedor no blog Acesso: 19 de julho

Processo eleitoral do CNPC


Inscrições para o cadastramento de novos eleitores podem ser feitas até o dia 24 de junho


Está disponível no site do Ministério da Cultura, até o dia 24 de junho, o formulário para o cadastramento de eleitores que participarão dos fóruns estaduais setoriais.

O processo eleitoral ocorrerá com a formação de colégios eleitorais estaduais para a escolha de delegados dos estados, que por sua vez formarão colégios eleitorais nacionais, para a escolha dos membros dos colegiados setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).

Os novos representantes da sociedade civil vão exercer seus mandatos no período de 2012 a 2014.

As reuniões dos fóruns estaduais setoriais para a eleição dos delegados estaduais estão previstas para ocorrer entre os dias 28 de julho e 19 de agosto por meio de plataforma virtual disponibilizada pelo MinC.

Os delegados estaduais eleitos irão se reunir nos fóruns nacionais setoriais, a serem realizados nos dias 19 e 20 de setembro de 2012, para a eleição dos membros dos colegiados setoriais. Cada fórum nacional também irá debater as políticas do setor com vistas à revisão e elaboração dos planos setoriais e suas metas decenais em consonância com o PNC.

Documentação necessária

Para participar como eleitores, os interessados deverão ter, no mínimo, 18 anos, preencher o formulário de cadastramento, comprovar a atuação de três anos no setor em que desejam participar e apresentar cópia digitalizada dos documentos pessoais e do currículo profissional, dentre outros.

Para o cadastramento como candidato, será necessário, também, a apresentação de carta de apoio subscrita por entidade com atuação na área em que concorre ou pelo menos dez eleitores da mesma área.

Acesse aqui mais informações sobre o processo eleitoral do CNPC.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Confira os eleitos da sociedade civil para o Conselho Estadual da Cultura

No sábado, 16 de junho, a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) realizou a última etapa para a escolha dos integrantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) pelo próximo biênio. Foram eleitos membros de áreas artístico-culturais, que irão se juntar aos conselheiros das macrorregiões do Estado. 

Pela primeira vez o Paraná terá um conselho que irá trabalhar no desenvolvimento cultural do Estado. Ao todo serão 18 representantes da sociedade civil e outros 18 do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12, totalizando 36 conselheiros. 

Dentre as atribuições do CONSEC estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações. “O Conselho nos ajuda a, juntos, fazermos um modelo de gestão eficaz para o cidadão paranaense”, diz o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana. 

Segundo Victor Oliveira de Miranda, conselheiro da macrorregião dos Campos Gerais, a criação do CONSEC era uma antiga reivindicação não só dos artistas, mas da sociedade em geral. “Uma das principais ações do Conselho será articular projetos e encontrar novas formas de captação de recursos em benefício da cultura paranaense”, explica. 

Para o secretário-geral da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Juca Rodrigues, a diversidade dos membros do Conselho enriquece o debate e o trabalho a ser realizado. O conselheiro suplente da macrorregião Oeste, Luiz Henrique Dias da Silva, concorda que o CONSEC está preparado para representar as diversas manifestações culturais do Paraná. Já o conselheiro da música, Fabricio Luiz de Vitor, acredita que o CONSEC irá contribuir para o desenvolvimento dos artistas paranaenses e para a interação entre os municípios. 

O CONSEC é um órgão colegiado, integrante da estrutura organizacional básica da SEEC. A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura. 

CONSELHEIROS ELEITOS 

Artístico-culturais ARTES VISUAIS – Janete T. Fernandes de Siqueira (suplente: Joseane Zanchi Dahor) 
AUDIOVISUAL – Eleição pendente 
CIRCO – Arildo Sanches Guerra (suplente: Tania Regina Piazzeta) 
DANÇA – Marcella S. Carvalho (suplente: Lucilene S. Almeida) 
LITERATURA, LIVRO E LEITURA – Nilton Bobato (suplente: Julmar R. Leardini) 
MANIFESTAÇÕES POPULARES, TRADICIONAIS E ÉTNICAS – Thereza Christina de Araújo Gutierrez (suplente: Felipe Alves da Silva) 
MÚSICA – Fabricio Luiz de Vitor (suplente: Rodrigo Guimarães Ferreira do Amaral) 
ÓPERA – Denise Sartori 
PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL E IMATERIAL – Josilene Aparecida de Oliveira 
TEATRO – Ana Paula Frazão 

Macrorregionais 
CURITIBA - Otávio Zucon (suplente - Renan Fernando de França) 
CAMPOS GERAIS - Victor Oliveira de Miranda (suplente - Hélcio Luiz Wendler Kovaleski) 
LITORAL - Florindo Wistuba Junior (suplente - Claumir Schlottag) 
NOROESTE - Sarah Carolina de Souza (suplente - Alexandre Alves) 
NORDESTE - Leandro Henrique Magalhães (suplente - Cícero Pereira de Souza) 
SUDOESTE - Valmir Domingos Duarte (suplente - Márcio Antonio Machado) 
OESTE - Moema Libera Viezzer (suplente - Luiz Henrique Dias da Silva) 
CENTRO-SUL – Eleição pendente.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

1º Conferência Municipal de Cultura de São José dos Pinhais



Programação:
19h - Abertura Oficial com a Banda Marcial e a participação das 
seguintes autoridades:
Secretário Municipal de Cultura: Christian Frederico da Cunha Bundt
Chefe da Representação Sul do Ministério da Cultura: Margarete Costa 
Moraes
Secretário de Estado da Cultura: Paulino Viapina
Presidente da Assomec - Regional 01 de Cultura: Jucie Parreira
Presidente do Conselho Municipal de Cultura: Leopoldo Guimarães
Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte e Lazer da Câmara 
Municipal de Cultura - Walder Mulbak
Comissão Organizadora da 1ºConferência Municipal de Cultura : Lisandro 
Vieira

19h30- Apresentação cultural com a Hydrus Cia de Dança
19h45- Leitura do Regimento da 1º Conferência Municipal de Cultura
20h- Palestra - Políticas Públicas de Cultura nos Municípios e a 
importância do Conselho Municipal de Cultura com Margarete Costa Moraes
20h30 - Apresentação, discussão e aprovação das diretrizes do Plano 
Municipal de Cultura
21h00- Início do processo eleitoral com apresentação dos candidatos e 
candidatas das áreas artístico-culturais
21h30- Votação
21h45- Apuração
22h15- Resultado Final

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Eleição dos membros setoriais do CONSEC ocorre neste sábado

Serão escolhidos conselheiros de 10 áreas artístico-culturais que farão parte do Conselho Estadual da Cultura 

Neste sábado, 16 de junho, a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) realiza a última etapa para a escolha dos integrantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Estadual da Cultura (CONSEC). Serão eleitos 10 membros de áreas artístico-culturais, que irão se juntar aos oito conselheiros das macrorregiões do Estado. A eleição ocorre a partir das 13h, no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. 

Pela primeira vez o Paraná terá um conselho que irá trabalhar no desenvolvimento cultural do Estado. Ao todo serão 18 representantes da sociedade civil e outros 18 do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12, totalizando 36 conselheiros. 

Os interessados em fazer parte do CONSEC, assim como as pessoas que irão votar nos candidatos, fizeram prévia inscrição no site da Secretaria. A relação dos candidatos e dos eleitores está disponível aqui

Serão escolhidos representantes das seguintes áreas: artes visuais; audiovisual; circo; dança; literatura, livro e leitura; manifestações populares, tradicionais e étnicas; música; ópera; patrimônio cultural material e imaterial e teatro. No dia da eleição, os candidatos e eleitores devem apresentar RG e CPF. 

Dentre as atribuições do CONSEC estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações. 

O CONSEC é um órgão colegiado, integrante da estrutura organizacional básica da SEEC. A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura. 

Serviço 
Eleição dos representantes setoriais para o Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) 
Dia 16 de junho, sábado, às 13h. 
Local: Colégio Estadual do Paraná – Avenida João Gualberto, 250. Curitiba-PR. 
Informações: (41) 3321-4782 e aqui.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Seec abre inscrições para o Salão Paranaense

Evento irá selecionar 27 artistas, que serão premiados com o valor total de R$ 225 mil Museu de Arte Contemporânea

A 64ª edição do Salão Paranaense, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), está com inscrições abertas até 20 de julho. Serão selecionados 25 artistas para exporem suas obras durante o evento, sendo que cinco participam por meio de indicação de um comitê curatorial. Outras duas pessoas receberão o prêmio residência artística. O Salão Paranaense é um dos principais eventos de artes plásticas do país e será realizado de 29 de novembro de 2012 a 28 de abril de 2013, no Museu de Arte Contemporânea (MAC). 

Podem participar artistas brasileiros e estrangeiros que residam legalmente no Brasil, com idade igual ou superior a 18 anos. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da SEEC. Cada artista selecionado recebe um prêmio de participação no valor de R$ 7 mil. Serão contemplados dois participantes com o prêmio aquisição, no valor de R$ 20 mil reais. Os artistas convidados pelo comitê curatorial recebem R$ 4 mil. 

Serão escolhidos ainda dois artistas com o prêmio residência artística, sendo um em Curitiba e outro em Londrina, no valor de R$ 12,5 mil. As residências serão de cinco dias úteis para desenvolvimento de obra experimental em ateliê livre, sob coorientação de um artista residente no Paraná. 

O comitê curatorial será constituído por cinco membros de reconhecida atuação na área das artes visuais, nomeados pela SEEC, sendo dois paranaenses ou residentes no Paraná há mais de cinco anos e três de outros estados. 

Salão Paranaense 
O objetivo do evento é mostrar a produção, fomentar a discussão, promover o conhecimento e a valorização da arte contemporânea, selecionando, convidando e premiando 25 artistas visuais. 

O Salão Paranaense foi criado em 1944 e passou a ser realizado pelo Museu de Arte Contemporânea, unidade da SEEC, desde 1970. Em 2005 o evento se tornou bienal, ampliou a área de abrangência e instituiu prêmios a todos os artistas selecionados e convidados. Desde sua concepção original, o Salão acolhe propostas que apontam novos caminhos para as artes visuais. 

Cronograma 
Recebimento das propostas: de 28 de maio a 20 de julho de 2012. 
Reunião do Comitê Curatorial: 1º e 02 de agosto de 2012. 
Comunicação aos artistas selecionados: a partir de 08 de agosto de 2012. 
Recebimento das obras: 22 de outubro a 09 de novembro de 2012. 
Abertura do Salão: 29 de novembro de 2012. 
Encerramento do Salão: 28 de abril de 2013. 
Devolução das obras: de 06 a 28 de maio de 2013. 

Serviço 
Inscrições abertas para a 64ª edição do Salão Paranaense 
Até 20 de julho de 2012. 
Informações aqui.

Inscrições abertas para os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012


Cursos, com duração de cinco dias, serão realizados em quatro cidades brasileiras

Estão abertas as inscrições para os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012. Este ano, os cursos vão ocorrer no Rio de Janeiro (RJ), em julho; Natal (RN), em outubro; Vigia (PA), em novembro; e Ponta Grossa (PR), em dezembro. Há vagas para técnicas de instrumento de sopro (flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete e bombardino/tuba); percussão; instrumentação e arranjo musical; regência; percepção musical e prática de conjunto (ensaio e concerto); reparo e manutenção de instrumentos de sopros.

Realizados pela Funarte/Ministério da Cultura, em parceria com instituições de cultura estaduais, municipais, privadas e universidades, os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012 oferecem cursos com duração de cinco dias, ministrados por profissionais de reconhecida competência, oriundos de diversos estados. Músicos e regentes interessados em participar do programa devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la, pelos correios, ou entregar em mãos, para a instituição que receberá o evento na cidade de sua escolha.

O objetivo dos Painéis Funarte de Bandas de Música é aprimorar, ampliar e atualizar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música de todo o país, além de estimular a troca de experiências proporcionada pelos encontros. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas, criado em 1976. Este programa atua em diversas frentes, como levantamento e edição de partituras e manuais, distribuição gratuita de instrumentos e realização de cursos de reciclagem.


Painéis Funarte de Bandas de Música 2012
Rio de Janeiro (RJ)  25 a 29 de julho
Coordenação: Marcelo Jardim
Local de inscrição: Escola de Música da UFRJ
Rua do Passeio, 98  Lapa
CEP 20.021-290  Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: (21) 2262-8742
Site: www.musica.ufrj.br
E-mail: artistico@musica.ufrj.gov.br

Natal (RN)  17 a 21 de outubro
Coordenação: Cléa Maria Galvão Bacurau, Francisco José Araújo Alves (Marinho) e Humberto Carlos Dantas (BemBem)
Local de inscrição: Fundação José Augusto
Rua Jundiaí, 641  Tirol
CEP 59.020-120  Natal (RN)
Tel.: (84) 3232-5357
E-mail: fjacena@rn.gov.br

Vigia (PA)  7 a 11 de novembro

Coordenação: Jorge Santos Sousa
Local de Inscrição: Fundação Carlos Gomes
Av. Gentil Bittencourt, 909  Nazaré
CEP 66.040-000  Belém (PA)
Tels.: (91) 3201-9471/3201-9456
E-mails.: superintendenica@fcg.pa.gov.br
jorge.sousa@fcg.pa.gov.br
iranilde.silva@fcg.pa.gov.br

Ponta Grossa (PR)  5 a 9 de dezembro
Coordenação: Rafael Rauski e Jhony Bueno
Local de inscrição: Conservatório Maestro Paulino
Rua Theodoro Rosas,871  Centro
CEP 84.010-180  Ponta Grossa (PR)
Tel.: (42) 3901-3038
Site: www.maestropaulino.com.br
E-mail: maestropaulino@gmail.com

Mais informações
Funarte - Coordenação de Bandas
coordenacaobandas@funarte.gov.br
Telefones: (21) 2279-8106 e (21) 2279-8088

Aberto o Edital PNPI 2012


O Instituto do Patrimônio Historico e Artístico Nacional abriu as inscrições para o Edital do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI) - 2012, que fomenta projetos nas áreas de Mapeamento, Documentação,  Pesquisa, Educação, Apoio a Comunidades e Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial.

Instituído pelo governo federal em 2000, o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) conta este ano com recursos financeiros no valor de R$ 1 milhão. Serão aceitos apenas os projetos que solicitem apoio no valor mínimo de R$ 100 mil e máximo de R$ 105 mil, excluído o valor da contrapartida. O texto completo do edital e os formulários para inscrição estão disponíveis no site do IPHAN.

O Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI) receberá as inscrições até o dia 20 de julho.
Instituições públicas e privadas sem fins lucrativos poderão se inscrever, desde que não estejam vinculadas à estrutura do Ministério da Cultura, e comprovem experiência no desenvolvimento de ações em pelo menos uma das seguintes áreas: pesquisa e documentação histórica e/ou etnográfica, educação, apoio a comunidade e preservação cultural. Os projetos serão submetidos à avaliação técnica e orçamentária da Comissão Especial de Seleção. Cada instituição poderá inscrever uma proposta.

O DPI vai analisar projetos técnicos de pesquisa, documentação e/ou tratamento de informação para a melhoria das condições de continuidade e sustentabilidade dos saberes, 
modos de fazer, formas de expressão, festas, rituais, celebrações, lugares e espaços que abrigam práticas culturais coletivas vinculadas às tradições das comunidades afro-brasileiras, 
indígenas, ciganas, de descendentes de imigrantes, entre outras. 

O Edital do PNPI foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como um dos programas que melhor reflete os princípios e objetivos 
da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, assinada em Paris, em 17 de outubro de 2003. 

Outras informações: dpi@iphan.gov.br e (61) 2024-5400/5431

Escola de samba acadêmicos da realeza lança concurso para a escolha do samba enredo 2013

Com o tema “Salve Jorge, o santo guerreiro”, o evento tem como objetivo
fornecer material aos concorrentes com a sinopse do tema assim como o
regulamento do concurso.


A entrega do samba composto pelos participantes esta prevista para o mês de
setembro e a escolha final ocorre em novembro de 2012, com a
premiação de R$ 1 mil reais para o samba escolhido.
 
Data :14/06/12
Local:Arena Mercês 
Endereço:Rua Roberto Barrozo,1190. Bom Retiro. Curitiba-PR
Horário: a partir das 20 horas

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Últimos dias para eleitores do CONSEC das áreas artístico-culturais se inscreverem

Eleição ocorre no dia 16 de junho, em Curitiba. Membros farão parte do primeiro Conselho de Cultura do Paraná

Os interessados em eleger os 10 representantes das áreas artístico-culturais que farão parte do Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) têm até o dia 10 de junho para se inscrever. A eleição ocorre no dia 16 de junho, no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. As inscrições são realizadas no site da Secretaria de Estado da Cultura

Nas eleições setoriais, serão escolhidos representantes das seguintes áreas: artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, livro e leitura, manifestações populares, tradicionais e étnicas da cultura, música, ópera, patrimônio cultural material e imaterial e teatro. No dia da eleição, os candidatos e eleitores devem apresentar RG e CPF. 

A criação do Conselho Estadual da Cultura é uma antiga reivindicação da comunidade cultural paranaense. Ao todo serão 18 representantes da sociedade civil que irão integrar o CONSEC, ao lado de outros 18 membros do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12. 

Dentre as atribuições do CONSEC estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações. 

O CONSEC estabelece diretrizes e prioridades para o desenvolvimento cultural do Estado. Ele é um órgão colegiado, integrante da estrutura organizacional básica da SEEC. A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura. 

Serviço 
Eleição dos representantes setoriais para o Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) 
Informações: (41) 3321-4782  e aqui.