sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Paranaenses conquistam prêmio nacional de preservação do patrimônio

Dois projetos do Paraná foram selecionados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para receber o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Este é o mais importante reconhecimento a iniciativas de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.


Na categoria “Pesquisa e inventário de acervos”, o prêmio foi para uma ampla pesquisa sobre arquitetura das residências de madeira de Curitiba construídas entre o final do Século XIX e a década de 1970. O projeto resultou na publicação de um box com três livros assinados pelos arquitetos Key Imaguire, Marialba Rocha Gaspar, Fábio Domingos Batista e Andréa Berriel, além de exposições em escolas da capital.


Segundo Fábio Domingos Batista, um dos autores, a publicação buscou popularizar a pesquisa sobre as características da “casa de araucária”, símbolo da paisagem urbana de Curitiba desde o final do Século XIX: “Tínhamos um rico material, mas que era restrito ao meio acadêmico. Queríamos que mais pessoas tivessem acesso a ele”. O lançamento dos livros ocorreu em maio deste ano e está disponível em todas as bibliotecas públicas municipais.


A outra iniciativa vencedora mapeou benzedeiras dos municípios de São João do Triunfo e Rebouças, próximos de Irati, na região centro-sul do Paraná. O trabalho identificou 294 pessoas com ofícios e práticas tradicionais como benzimentos, rezas, curas, simpatias, costuras de rendidura e uso de ervas e plantas medicinais, entre outras. Este projeto, realizado pelo Movimento Aprendizes da Sabedoria (Masa), foi vitorioso na categoria Salvaguarda de bens de natureza imaterial”.


Além do mapeamento social das benzedeiras, a ação conseguiu uma política pública de salvaguarda desta prática: em Rebouças, o reconhecimento dos ofícios tradicionais de cura e o livre acesso às plantas medicinais estão respaldados por uma lei municipal. Um decreto também garantiu a criação de uma comissão de saúde popular no município. Para Taisa Lewitzki, aprendiz de benzedeira do Masa, o resgate da identidade coletiva foi a grande conquista deste projeto: “No início do mapeamento vimos que muitas pessoas não se reconheciam como benzedeiras e hoje vemos que elas têm orgulho disso”, afirma.


O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade - A lista com os finalistas da 24ª edição do prêmio foi divulgada nesta segunda-feira pelo Iphan. Além dos projetos paranaenses, foram contempladas ações de São Paulo, Goiás, Sergipe, Rio de Janeiro e Minas Gerais, num total de 230 trabalhos inscritos. Os projetos vencedores receberão certificado, troféu e prêmio de R$ 20 mil durante cerimônia que será realizada em Brasília no dia 19 de outubro. Confira a lista dos vencedores:


• Promoção e comunicação 
  Projeto Turista Aprendiz
Proponente: Maracá Produções Artísticas e Culturais - São Paulo/SP


• Educação patrimonial
  “Ojó Odê” e “Afoxé Ayó Delê”: vivências afrobrasileiras
Proponente: Espaço Cultural Vila Esperança – Goiás/GO


• Pesquisa e inventário de acervos
  Inventário da Arquitetura Residencial em Madeira
Proponente: Fábio Domingos Batista – Curitiba/PR


 • Preservação de bens móveis 
  Projeto Luzitânia
Proponente: Sociedade Canoa de Tolda - Sociedade Socioambiental do Bairro São
Francisco – Brejo Grande/SE


• Preservação de bens imóveis
  Ouro Preto: um novo modelo de gestão de cidades históricas
Proponente: Prefeitura Municipal de Ouro Preto/MG


 • Proteção do patrimônio natural e arqueológico
  Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Proponente: Instituto Cultural Cidade Viva - Rio de Janeiro/RJ


 • Salvaguarda de bens de natureza imaterial
  Mapeamento Social das Benzedeiras dos Municípios de São João do Triunfo e
Rebouças do Estado do Paraná
Proponente: Movimento dos Aprendizes da Sabedoria – Irati/PR


 ***


Fonte:  Assessoria de Comunicação do Iphan-PR
Mais informações:  Michel Prado | michel.prado@cupola.com.br | (41) 3079.6981

Nenhum comentário:

Postar um comentário