sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Programa Primeiro Museu lança etapa nacional

Projeto visa criar museus comunitários virtual e físico em 60 municípios
brasileiros até 2015; inscrições estão abertas até 15 de dezembro

Após atendimento em cerca de 20 municípios do norte, noroeste e oeste do Paraná, o Programa Primeiro Museu decide percorrer todo o País com o lançamento da etapa nacional. A abrangência do Programa visa criar projetos museológicos em60 municípios brasileiros até o próximo ano. As inscrições foram abertas nesta semana e podem ser feitas no site www.primeiromuseu.org.br até o dia 15 de dezembro.

A Etapa PR, lançada no início do ano, contabilizou mais de 30 municípios que demonstraram interesse em preservar e conservar a história local com a criação de museus comunitários de tipologia virtual e física. Entre as cidades com projeto em andamento, estão Arapongas, Planalto, São Tomé, Campo Bonito, Bom Sucesso, Rondon e Santa Tereza do Oeste. ?Em poucos dias, o número de inscritos ultrapassou a nossa expectativa. Agora, com os frutos colhidos em terras paranaenses, o Programa vai expandir sua área de atuação?, comenta o diretor do Museu da Família e vice-presidente do Instituto Cultural Ingá, Edson Pereira.

Podem participar entidades políticas e comunitárias (prefeituras, câmaras municipais, associações civis sem fins lucrativos), entidades filantrópicas, instituições de ensino, clubes esportivos, igrejas, cooperativas, dentre outras instituições, desde que comprovem vínculo com a comunidade a ser beneficiada. Os museus comunitários poderão atender a todo o município, ou a localidades específicas, como distritos, regiões administrativas ou bairros.

Segundo o Ministério da Cultura, 77% das cidades do Brasil não contam com museus ou casas de memória. O Programa Primeiro Museu é inspirado no Plano Nacional Setorial de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que objetiva a criação de instituições em todos os municípios brasileiros até 2020. ?O projeto também vem para suprir a vontade das pessoas de se sentirem parte da história e que isso perpetue para as próximas gerações?, conclui Pereira. 


Mais informações: (44) 3025-2666 / www.primeiromuseu.org.br

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Três macrorregiões têm definidos seus representantes no Conselho Estadual da Cultura

Conselheiros e suplentes das macrorregiões Sudoeste, Campos Gerais e Oeste foram eleitos nos dias 10 e 11 de outubro. Eleições seguem até o dia 23

Eleições do CONSEC na Macrorregião Sudoeste, em Francisco BeltrãoNa última sexta-feira, dia 10 de outubro, teve início a Conferência Estadual de Cultura 2014, convocada com o objetivo de eleger os novos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual da Cultura (CONSEC). As macrorregiões Sudoeste, Campos Gerais e Oeste já têm definidos seus novos conselheiros e suplentes. Na ocasião, os delegados-candidatos das 10 áreas artístico-culturais também receberam votos, que serão apurados na eleição da macrorregião Centro Sul, em Guarapuava, no dia 23 de outubro, conforme artigo 19 do Regulamento, anexo à Resolução nº 045/2014.

Nos próximos dias, as eleições definem os representantes das macrorregiões Noroeste (18/10, em Maringá), Curitiba (18/10, em Fazenda Rio Grande), Litoral (19/10, em Paranaguá), Nordeste (19/10, em Londrina) e Centro-Sul (23/10, em Guarapuava). A relação e os currículos dos candidatos-delegados podem ser consultados aqui.

Confira o panorama das eleições para o Conselho Estadual da Cultura até o momento:

Sudoeste – Marcelo de Freitas foi eleito representante da Macrorregião Sudoeste no CONSEC, com Lester Calinski como suplente. A eleição aconteceu no dia 10 de outubro, na cidade de Francisco Beltrão. Foram inscritos dois delegados-candidatos e 107 eleitores. 61 estiveram presentes no dia da votação.

Campos Gerais - Rafael Schoenherr foi eleito representante da macrorregião, com Sérgio Luiz Gadini como suplente. A eleição aconteceu no dia 11 de outubro, na cidade de Ponta Grossa. Foram inscritos dois delegados-candidatos e 78 eleitores. 23 estiveram presentes no dia da votação.

Oeste – Amilton Faria foi eleito representante, seguido por Luciano Pietro Biaggi como primeiro suplente, André Luis Dutra como segundo suplente, Luciana da Costa Ferreira como terceira suplente, Leonir Brush como quarto suplente, Alonso Tomaz como quinto suplente e Sandra Schiavini como sexta suplente. Do terceiro ao sexto suplente foi adotado o critério do desempate, contido no artigo 19, § 5º do regulamento, que define: no caso de empate, terão preferência aqueles de maior idade. A eleição aconteceu no dia 11 de outubro, na cidade de Toledo. Foram inscritos 15 delegados-candidatos e 87 eleitores. 56 estiveram presentes no dia da votação.

Para as áreas artístico-culturais, 29 delegados-candidatos concorrem a 10 vagas no CONSEC como titulares. São 02 (dois) da área de Artes Visuais, 04 (quatro) Audiovisual, 02 (dois) Circo, 03 (três) Dança, 02 (dois) Literatura, Livro e Leitura, 04 (quatro) Música, 03 (três) Ópera, 02 (dois) Patrimônio Cultural Material e Imaterial, 04 (quatro) Manifestações Populares, Tradicionais e Étnicas da Cultura e 03 (três) Teatro. Nas macrorregiões em que as eleições já se realizaram, as urnas contendo os votos para as áreas artístico-culturais foram lacradas e este é o procedimento para todas as demais. A contabilização final acontece no dia 23 de outubro, em Guarapuava, quando as urnas serão abertas e os votos apurados.

O CONSEC
Criado pela Lei 17063/12, o CONSEC é composto por 36 membros, numa estrutura paritária, com representantes do poder público e da sociedade civil. O primeiro CONSEC foi eleito em 2012 para um mandato de dois anos, concluído em 31 de julho deste ano.

Entre as atribuições dos conselheiros estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.

Serviço
Eleições para o Conselho Estadual da Cultura (CONSEC)
De 10 a 23 de outubro de 2014
Informações: 41 3321-4826 e 41 3321-4706

Cronograma da Conferência Estadual de Cultura do Paraná 2014
Eleições CONSEC

Cronograma da Conferência Estadual de Cultura do Paraná 2014 - Eleições CONSEC

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Projeto do Plano Estadual de Cultura será apresentado nas oito macrorregiões do Estado

Audiências públicas acontecem de 10 a 23 de outubro nas cidades de Francisco Beltrão, Toledo, Ponta Grossa, Maringá, Fazenda Rio Grande, Londrina, Paranaguá e Guarapuava




A minuta do Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC/PR), aberta para consulta pública em 12 de junho, será apresentada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) em audiências públicas nas oito macrorregiões do Estado de 10 a 23 de outubro. As cidades que vão sediar os encontros são Francisco Beltrão, Toledo, Ponta Grossa, Maringá, Fazenda Rio Grande, Londrina, Paranaguá e Guarapuava.

“As audiências contribuem para explicar a forma como foi elaborada a proposta, sanar dúvidas e também reforçar a importância da ampla participação da sociedade civil no processo de construção do Plano”, explica Paulino Viapiana, secretário de Estado da Cultura.

O documento está disponível no site da SEEC (www.cultura.pr.gov.br) para receber sugestões até o dia 31 de outubro. Após a consulta pública, as contribuições que sejam pertinentes serão incorporadas à proposta e o documento passará então pela aprovação do Conselho Estadual da Cultura (CONSEC). Em seguida, será encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná, para que seja criado em forma de lei.

Metas e ações
A minuta do Plano foi elaborada por um grupo de trabalho, o GT PEC/PR, composto por membros do Conselho Estadual da Cultura e técnicos da SEEC. O grupo usou as diretrizes estipuladas pelo Plano Nacional de Cultura para estabelecer metas e ações específicas para o Paraná. No total foram 21 metas e 145 ações definidas. O GT aproveitou como base as 3.176 propostas resultantes das 111 conferências municipais e intermunicipais realizadas no Paraná em 2013, além das 42 propostas aprovadas na 3ª Conferência Estadual de Cultura e 15 contribuições enviadas ao grupo.

O trabalho contou com a consultoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conveniada com o Ministério da Cultura (MINC), para dar orientação às cidades e aos estados interessados na formulação de seus planos de cultura.

Serviço
Audiências Públicas para apresentação da minuta do Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC/PR)

Cronograma


MACRORREGIÃO | CIDADE DATA HORÁRIO LOCAL/ENDEREÇO
Sudoeste
Francisco Beltrão
10/10 15h - 18h Teatro Eunice Sartori
Rua Octaviano Teixeira dos Santos, 1121 - Centro
Oeste
Toledo
11/10 17h - 20h Teatro Municipal de Toledo
Rua Santos Dumont, 2626
Campos Gerais
Ponta Grossa
11/10
15h - 18h
Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei
Rua dos Operários s/n. Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini
Noroeste
Maringá
18/10 15h - 18h Auditório Luzamor
R: Neo Alves Martins, 1704
Curitiba
Fazenda Rio Grande
18/10 15h - 18h Teatro Municipal
Rua Itália, 287 - Nações
Nordeste
Londrina
19/10 17h - 20h Teatro Zaqueu de Melo
Avenida Rio de Janeiro, 413 - Centro
Litoral
Paranaguá
19/10 17h - 20h Casa Ceci
Rua XV de Novembro, 499 - Centro Histórico
Centro-Sul
Guarapuava

23/10
15h - 18h Câmara Municipal de Guarapuava
Rua Pedro Alves, 431



































Formulário para envio de sugestões disponível aqui.
Contribuições devem ser encaminhadas para planodecultura@seec.pr.gov.br.