segunda-feira, 30 de maio de 2011
Audiências públicas estimulam sugestões para nova lei de Incentivo à cultura
Para o coordenador de incentivo da Seec, Maurício Cruz, as sugestões enviadas pela sociedade civil têm sido úteis para elaboração do texto final. “Percebemos que há um interesse muito grande da comunidade em participar do processo. Nosso objetivo com as audiências é justamente estimular a discussão da proposta para criar um documento que atenda as demandas de todos os segmentos da sociedade.”
Já foram realizadas audiências públicas em 10 cidades do Paraná, reunindo um público de mais de mil pessoas. O projeto será apresentado aindaem Pato Branco, Francisco Beltrão (04 e 05 de junho), Londrina e Jacarezinho (11 e 12). O último encontro será realizado em Curitiba, no dia 17. Após as audiências públicas, as sugestões recebidas serão avaliadas para incorporação ao anteprojeto da lei, que passará também por avaliação técnica e jurídica antes de ser encaminhada para votação na Assembleia Legislativa.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Sociedade civil de Foz do Iguaçu participa do debate sobre o Profice
“O principal objetivo da lei é garantir investimento para a cultura”, disse o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, ao iniciar a audiência pública sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) em Foz do Iguaçu, logo após a apresentação do coral municipal.
A sociedade civil lotou o auditório da Fundação Cultural de Foz para debater o anteprojeto de lei que cria o Profice. “O Paraná tem diversidade e produção cultural de qualidade. O que nós precisamos é de recursos para realizar estes trabalhos”, opinou Viapiana.
A reunião contou com a presença do presidente da Fundação Cultural, João Adelino de Souza, do vereador Nilton Bobato, de Daiana Madeira, representante dos pontos de cultura do município, de Luiz Henrique Dias, do Núcleo de Dramaturgia da cidade, de Nego Melo, representante da 10ª Regional de Cultura, entre outros.
A próxima etapa das audiências ocorre nos dias 4 e 5 de junho em Pato Branco e Francisco Beltrão, respectivamente.
Cascavelenses apoiam criação da lei estadual de incentivo à cultura
A apresentação da Orquestra de Flauta Doce de Cascavel abriu a audiência pública sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, realizada domingo no município. O encontro atraiu 80 pessoas, entre produtores culturais, professores, consultores, integrantes de associações culturais, atores e artistas plásticos de diferentes municípios. Além de Cascavel, também foram representadas as cidades de Guaraniaçu, Campo Bonito, Ibema, Braganey, Lindoeste, Capitão Leônidas Marques, Iguatu e Anahy.
Participaram do debate a secretária de cultura de Cascavel, Judet Bilibio Haschich, o presidente da Associação dos Músicos de Cascavel, Cleiton Costa, o membro da Academia Cascavelense de Letras, Antônio de Jesus, entre outros.
Durante o encontro, o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, explicou que é objetivo da Seec construir uma política cultural transparente, democrática e, principalmente, permanente para o Paraná.
Oeste do Paraná recebe encontro sobre o programa estadual de fomento e incentivo à cultura
A audiência pública em Toledo, realizada no sábado, reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre representantes da classe artística e da sociedade civil de Rondon, Maripá, Palotina e Assis Chateaubriand. Estiveram presentes o secretário de Estado da cultura, Paulino Viapiana, o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, o vice-prefeito Lúcio de Marchi, a secretária municipal de Cultura, Rosângela Reche de Souza, e o deputado estadual Duílio Genari.
O debate no município girou em torno da necessidade de uma nova estrutura organizacional para que o incentivo à cultura no Paraná seja descentralizado, privilegiando os arranjos institucionais entre todos os agentes culturais do Estado. “O paranaense se caracteriza pela diversidade cultural. Isso é riqueza. É a possibilidade de convivermos com diferentes possibilidades. A lei, de forma harmônica, pretende que toda essa diversidade seja beneficiada”, explicou o coordenador de incentivo cultural da Seec, Maurício Cruz.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Três audiências neste final de semana
Em Toledo, o encontro será realizado no sábado (21 de maio) às 15h, no Anfiteatro da Prefeitura Municipal (Rua Raimundo Leonardi, 1.586). Já em Cascavel a audiência ocorre no domingo (22 de maio), às 9h, no Centro Cultural Gilberto Mayer (Rua Duque de Caxias, 379. Centro). Em Foz do Iguaçu o debate também será realizado no domingo, às 17 horas, na Fundação Cultural da cidade (Rua Benjamin Constant, 62. Centro).
As audiências servirão para apresentar a minuta do anteprojeto elaborado pelas secretarias da Cultura, Planejamento e Fazenda, e por representantes da Assembleia Legislativa e do Fórum das Entidades Culturais. Além disso, serão esclarecidos pontos importantes da proposta, como a metodologia de trabalho para a elaboração do documento e alguns condicionantes técnicos e jurídicos.
O projeto será apresentado ainda em Pato Branco, Francisco Beltrão, Londrina e Jacarezinho. O último encontro será realizado em Curitiba. Após as audiências públicas, que devem terminar em 14 de junho, as sugestões recebidas serão avaliadas para incorporação ao anteprojeto da lei, que passará também por avaliação técnica e jurídica antes de ser encaminhada para votação na Assembleia Legislativa.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Classe artística incentiva a participação da sociedade civil nas audiências públicas
Segundo a presidente da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec), Salete Sirino, as audiências visam democratizar o acesso à construção da lei e viabilizar a possibilidade de amplo debate, já que os encontros irão ocorrer em diversos lugares do Paraná. “A lei é uma reivindicação antiga da classe. Ela irá atender uma demanda de produção existente e será o elo entre o Estado, os produtores e artistas, e a sociedade civil”.
O diretor e autor teatral Cleber Braga, do Movimento de Teatro de Grupo de Curitiba e membro do Colegiado Setorial de Teatro, diz ser de grande importância a participação da população nas audiências públicas sobre a nova lei. “Nesse momento histórico, que se solidificam algumas conquistas para a cultura do Paraná, é necessário que a sociedade civil se organize, assim como faz com assuntos ligados à saúde e segurança. Isso vai ajudar a construção de uma política pública adulta, madura e responsável”.
Para Bruno Mancuso, integrante do Ponto de Cultura Minha Vila Filmo Eu, as audiências públicas são fundamentais para que seja aberto o diálogo sobre o assunto, possibilitando assim que as pessoas possam exercer a própria cidadania.
A relação do artista com a política é muito antiga, e alguns acham que um assunto não combina com o outro. Essa não é a opinião de Rogério Guiraub, do Coletivo Artixx e membro do grupo Garibaldis e Sacis. “A classe artística poderá se articular muito mais se tiver uma maior compreensão da política. O artista e a sociedade devem participar desta discussão, pois é uma lei para todos”.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Abertas as inscrições para Corrente Cultural
Grupos de música, artes cênicas e artes visuais interessados em participar da Corrente Cultural de 2011 podem se inscrever - até dia 9 de junho - no edital de seleção. O evento acontece de 5 a 12 de novembro em Curitiba e é promovido pela Prefeitura Municipal e pela Fundação Cultural de Curitiba.
Trinta e três projetos serão escolhidos para integrar a programação da terceira edição do evento, que acontece em espaços culturais independentes e logradouros públicos da capital paranaense. R$ 817,5 mil do Fundo Municipal da Cultura foram disponibilizado para este edital. O valor inclui as despesas com atividades de apoio para a viabilização do programa.
Em 2010, o evento ganhou projeção com a Virada Cultural, que garantiu 24 horas ininterruptas de atrações em diversos palcos instalados no centro da cidade. Este ano, a Virada acontece nos dias 5 e 6 de novembro.
O edital, as normas complementares e formulários estão disponíveis no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br (Menu Lei de Incentivo). Este material pode ser obtido também na sede da Fundação Cultural de Curitiba (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Protocolo, das 9h30 às 12h e das 14h às 17h30), mediante o pagamento das respectivas cópias. Dúvidas e pedidos de informações devem ser dirigidas para o e-mail paicatendimento@fcc.curitiba.pr.gov.br
Outros editais do Fundo Municipal da Cultura estão com inscrições abertas:
- Música nos Parques (até 16 de maio),
- Difusão em Teatro 2012 (até 20 de maio),
- Circulação Nacional e Internacional (até 2 de junho),
- Análise e Criação Literária (até 6 de junho)
- Filme Digital – Categorias Iniciante e Não Iniciante (até 10 de junho).
Paranavaí realiza audiência sobre a lei estadual de incentivo à cultura
A audiência pública em Paranavaí contou com a participação de agentes culturais do município e das cidades de São João do Caiuá, Amaporã, Loanda, Paraíso do Norte, Terra Rica, Cruzeiro do Sul, Paranacity, Rondon, Cidade Gaúcha e Cianorte. Eles apresentaram sugestões para o texto de criação do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Profice), visando o fortalecimento das ações culturais do interior do Paraná.
O encontro também teve as presenças do prefeito do município, Rogério Lorenzetti, e do deputado estadual Teruo Kato. Ainda participaram da audiência o diretor presidente da Fundação Cultural de Paranavaí, Paulo César Oliveira; a conselheira municipal de cultura, Rosi Sanga; o diretor do SESC regional, Ubiratan Fernandes; o coordenador regional da FIEP, Antônio Vicente; o presidente do Sindicato dos Bancários, Neil Júnior; o diretor da Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranavaí, Antônio Varela; e a presidente do Conselho de Desenvolvimento, Maria Inês Terezinha.
O prefeito Rogério Lorenzetti explicou que a discussão de uma lei de incentivo estadual à Cultura é recebida com entusiasmo em Paranavaí. “A cidade tem um movimento cultural forte. A lei permitirá o acesso de um maior número de paranaenses à cultura”, disse.
O deputado estadual Teruo Kato falou que a lei passará pela Assembleia Legislativa e, como representante da região, irá apoiar. “É um projeto importante para o povo do Paraná. Acredito que as ações culturais, provocadas pela lei estadual, serão ampliadas para regiões com pouco acesso e possibilitará a criação de um circuito paranaense de apresentações”, apontou Kato.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Gestores culturais destacam a importância do Profice
Em Campo Mourão, a secretária de Cultura Sônia Singer destacou a importância de se estabelecer políticas públicas no Estado. “O Profice diminuirá os hiatos sociais e valorizará a difusão de cultura em todas as regiões do Paraná. A lei vai ser o fermento para o artista paranaense construir projetos”, aposta.
O coreógrafo Fernando Nunes, de Campo Mourão, fala que o acesso às verbas de cultura é esperada há anos. “Até hoje me sentia órfão de políticas culturais pelo governo estadual. Recebo a lei com a esperança de um novo momento político e social. Por isso, acredito que ela promoverá o orgulho de ser paranaense”, aponta Nunes.
Campo Mourão e Maringá participam do debate sobre a lei de incentivo
No sábado foi a vez de Campo Mourão e Maringá conhecerem o anteprojeto de lei que cria o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). Nas audiências públicas, artistas, representantes de comunidades indígenas, técnicos e gestores debateram a formatação da lei e como ela irá impulsionar a interiorização e a consolidação da cultura paranaense.
Participaram do encontro o coordenador de Incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Seec), Maurício Cruz, os deputados estaduais Douglas Fabrício e Marla Tureck, e o prefeito de Araruna, Mino Bonato. Além da sociedade civil organizada, estiverem presentes ainda os gestores das cidades de Campo Mourão, Maringá, Rancho Alegre do Oeste, Tuneiras do Oeste, Mamborê, Umuarama, Peabiru, Moreira Sales, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mandaguaçu, Marialva, Astorga, Cruzeiro do Oeste, Apucarana, Jandaia do Sul, Colorado, Califórnia, São Jorge do Avaí, Sarandi e Nova Esperança.
Maurício Cruz ressaltou a importância da criação de mecanismos institucionais e o diálogo com a sociedade para construir instâncias de mediação democrática para a cultura. “A Secretaria de Estado da Cultura está interessada em construir projetos que transcendam os governos, com políticas permanentes. A principal função do Estado é fomentar a cultura”, expôs Cruz.
Já a deputada estadual Marla Tureck, que também acompanhou a elaboração da minuta, acredita que o Profice levará desenvolvimento social, humano e econômico para diversas regiões do Estado.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Campo Mourão, Maringá e Paranavaí
As audiências são públicas e sua opinião e participação são importantes.
Confira o horário e local das audiências deste final de semana:
Campo Mourão - 14/05 (sábado) - 09h - 12h - Teatro Municipal de Campo Mourão Av. Comendador Norberto Marcondes, 684, Centro.
Maringá -14/05 (sábado) - 17h - 20h - Teatro Reviver - Praça de Todos os Santos.
Paranavaí 15/05 (domingo) - 09h30 - 12h30 - Teatro Municipal Altino Costa -Rua Guaporé, 2080.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Litoral do Paraná participa do debate sobre o Profice
Entidades culturais do Litoral paranaense participaram na terça-feira (10) da audiência pública de apresentação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). O encontro foi realizado no Museu de Arqueologia de Paranaguá.
Além do secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, participaram do encontro o presidente da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá, James Jilson Berlim, a representante da Regional de Cultura da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná, Franciska Kaminski, o secretário de Cultura de Antonina, Marcelo Vieira Gomes, e José Faria de Freitas, do Conselho Municipal de Cultura.
O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, Alessandro Pires Staniscia, destacou o projeto e considera a proposta fundamental para a descentralização da cultura no Paraná.
Durante a apresentação, o coordenador de incentivo cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Maurício Cruz, detalhou o artigo 6.º do anteprojeto, onde um dos parágrafos prevê que eventuais multas aplicadas para defesa do patrimônio material e imaterial do Estado, assim como do meio ambiente, terão 100% da verba revertida para o programa de fomento e incentivo à cultura.
No próximo final de semana, Campo Mourão, Maringá e Paranavaí recebem audiências para ampliar o debate sobre a implantação da lei.
Três editais de cultura são abertos pela Caixa
O Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural seleciona projetos para serem realizados no período de março de2012 afevereiro de 2013 em Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O valor máximo por projeto é de R$ 300 mil. As inscrições vão até 10 de junho de 2011. Os trabalhos podem se enquadrar nas áreas de artes visuais, artes cênicas, música e cinema. Ainda estão contempladas nesta modalidade palestras, encontros, cursos, workshops, oficinas e lançamentos de livros.
O Programa Caixa de Apoio ao Artesanato Brasileiro seleciona projetos para serem realizados ao longo de 2012. O objetivo é auxiliar o desenvolvimento de comunidades artesãs e valorizar o artesanato tradicional da cultura brasileira. O valor máximo para cada projeto é de R$ 50 mil e as inscrições ocorrem de 16 de maio a 17 de junho de 2011.
Projetos de todo o Brasil podem participar do Programa Caixa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança. O período de inscrição vai de 16 de maio a 17 de junho de 2011. O edital contempla trabalhos com orçamento de até R$ 200 mil.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Guarapuava avalia a proposta
Guarapuava também participou das discussões sobre a criação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). A audiência pública foi realizada no final da tarde de sábado, 10 de maio, na sede da Câmara Municipal. O encontro serviu para apresentar a proposta preliminar, além de possibilitar que entidades culturais pudessem opinar sobre o conteúdo do anteprojeto.
“O Paraná finalmente vai ter um instrumento para fomentar a cultura do Estado. O programa é para todos os paranaenses e deve ser simples, prático e objetivo”, salientou o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, que participou da apresentação.
O deputado César Silvestre Filho esteve presente na audiência e destacou a importância do programa de fomento à cultura e a descentralização da produção cultural do Estado. A representante do movimento Pró-Cultura de Guarapuava e do Setorial de Dança do Paraná, Rossana Campello Manfredini, destacou o envolvimento da sociedade civil nas audiências realizadas no interior do Estado.
Nesta terça-feira será a vez de Paranaguá debater sobre o Profice. O encontro será realizado às 14h30 no Museu de Arqueologia (Rua XV de Novembro, 575).
Audiência em Ponta Grossa amplia debate sobre lei de incentivo à cultura
No último sábado, 10 de maio, a Secretaria de Estado da Cultura (Seec) realizou audiência públicaem Ponta Grossapara apresentar o anteprojeto de lei que cria o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). Representantes de entidades culturais estiveram presentes e contribuíram com um debate rico de ideias acerca da implantação da lei que irá beneficiar a arte paranaense.
Além de Ponta Grossa, moradores de diversas regiões dos Campos Gerais, como Castro, Carambeí, Ivaí, Imbaú, Telêmaco Borba, Porto Amazonas e Piraí do Sul estiveram presentes na audiência com o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana. Também participaram do encontro os deputados Péricles de Mello e Marcelo Rangel.
O diretor do departamento de cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Ponta Grossa, Cirilo Barbisan, destaca a importância da discussão realizada no município. “Acabamos de realizar um encontro municipal sobre a criação de recursos para a cultura da nossa cidade. Participar de uma audiência sobre um programa estadual nos inclui no debate e possibilita dar voz aos que querem trabalhar pela cultura paranaense”.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Audiência Pública sobre lei de incentivo à cultura em Guarapuava será realizada na Câmara Municipal
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Audiência sobre Profice abre semana cultural em Ponta Grossa
A semana cultural inclui apresentações de música, teatro e dança, abertura de exposições, exibição de filmes e lançamento de livros. A programação completa está disponível no site da prefeitura de Ponta Grossa.
terça-feira, 3 de maio de 2011
Primeira audiência pública lota plenarinho da Assembleia
Nessa terça-feira, 3 de maio, foi realizada a primeira audiência pública para debater a criação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). Mais de 150 pessoas participaram do encontro, que ocorreu no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná.
Representantes da comunidade cultural e da sociedade debateram e sugeriram propostas sobre a minuta do anteprojeto de lei, elaborado pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec), em parceria com as secretarias do Planejamento e Fazenda e com representantes da Assembleia Legislativa e do Fórum das Entidades Culturais.
O Secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, lembrou que o anteprojeto apresentado não é a proposta definitiva. As 15 audiências públicas, que serão realizadas até 14 de junho em diversas partes do Paraná, servirão para a coleta de subsídios para o aperfeiçoamento do projeto. “Estes debates representam um marco importante e fundamental para transformar a cultura do Paraná.”
A constituição de uma lei de incentivo à Cultura é uma das prioridades definidas nas metas de governo. A Seec trabalha com a proposta de primeiro elaborar a lei, para que ela possa vigorar já em 2012. Ainda neste semestre devem começar também as concepções do Conselho Estadual da Cultura e do Sistema Estadual de Cultura.
[caption id="attachment_58" align="alignnone" width="490" caption="foto: Kraw Penas/Seec"][/caption]
Quem Participou
Além do secretário de Estado da Cultura, participaram da primeira audiência: - o deputado Péricles de Mello, presidente da Comissão de Cultura da Assembleia;
- Maurício Cruz, coordenador de incentivo cultural da Seec;
- Flávio José Deffert, representante da Secretaria de Estado da Fazenda;
- Marcia Cristina Rebonato do Valle, da coordenação de orçamento e programação da Secretaria de Estado do Planejamento;
- Oswaldo Aranha, coordenador do Fórum das Entidades Culturais de Curitiba;
- Manoel José de Souza Neto, representante do Conselho Nacional de Políticas Culturais;
- Marilla Velloso, do Fórum Permanente de Dança;
- Gilberto Manea, do Coletivo Soylocoporti – Articulação da Rede de Pontos de Cultura do Paraná.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Como participar da consulta
Conheça o projeto. Opine. Participe.
Envie suas sugestões para proculturapr@seec.pr.gov.br, ou via correio para Secretaria de Estado da Cultura - Coordenadoria de Incentivo à Cultura (Rua Ébano Pereira, 240 – Centro - CEP: 80410-903 - Curitiba – Paraná).
Audiências Públicas
O encontro será às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, com entrada franca.
Depois da audiência em Curitiba, o projeto será apresentado em Ponta Grossa, Guarapuava, Paranaguá, Paranavaí, Maringá, Campo Mourão, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão, Londrina e Jacarezinho. Confira as datas no calendário ao lado.