quarta-feira, 15 de abril de 2015

Projetos inscritos no Profice propõem atividades culturais em 300 municípios do Paraná


Foram 703 projetos inscritos no primeiro Edital do programa, por proponentes de 75 municípios paranaenses. As atividades sugeridas envolvem cidades de todo o Estado

Proponentes de 75 municípios inscreveram projetos no primeiro edital do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice) e as propostas inscritas apontam a realização de atividades culturais em 300 cidades paranaenses. Os dados foram levantados pela equipe da secretaria de Estado da Cultura responsável pela habilitação dos projetos, a partir das informações constantes nas propostas registradas no Sisprofice, sistema desenvolvido pela Celepar especificamente para o programa.

Dos 703 projetos inscritos, 462 (65,8%) são de proponentes de Curitiba e 241 (34,2%) de municípios do interior do Estado. Destes, Londrina foi a cidade que mais apresentou projetos, com 29 inscritos, seguida por Maringá com 17 propostas. Cascavel conta com 14, Ponta Grossa e Francisco Beltrão com 11 e Campo Largo, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos com oito projetos inscritos.

De acordo com Renata Mele, da Coordenação de Incentivo à Cultura da Secretaria, ainda que o maior volume de projetos seja de proponentes da capital, as propostas apontam a realização em outras cidades. “Isto mostra que houve uma preocupação dos produtores em descentralizar as ações, indicando a realização de atividades culturais em todo o Estado e não apenas no município de origem”, diz. Ela também destaca que uma das metas do governo é a descentralização da cultura “e o Profice é um instrumento que contribui para que este objetivo seja atingido”.

Com relação à escolha dos municípios para realização dos projetos, um dos itens do edital, 467 propostas apontaram cidades com mais de 100 mil habitantes, seguido por 121 para cidades entre 20 e 100 mil, e 114 para realização em municípios com até 20 mil habitantes.

Habilitação
Os projetos inscritos no Profice estão agora na fase de habilitação, em que são verificadas as exigências do edital em relação ao preenchimento correto do formulário; à legitimidade do proponente; à regularidade da documentação obrigatória e específica solicitadas.

Esta avaliação é realizada por uma Comissão composta por funcionários da Secretaria de Estado da Cultura e a perspectiva é de que esta etapa esteja concluída até junho. Os projetos que atenderem a todas as exigências serão considerados habilitados e encaminhados para a segunda etapa, de análise técnica e de mérito. Esta avaliação será realizada pelos membros das Comissões Técnicas das áreas culturais, indicados pela Comissão do Profice (CPROFICE).

A SEEC está com edital aberto para cadastrar pareceristas e os interessados em participar da seleção de avaliadores dos projetos cadastrados no primeiro edital do Profice devem fazer sua inscrição até o dia 31 de maio. A resolução completa e o passo a passo de inscrição estão disponíveis aqui.

Confira as cidades de origem dos proponentes dos projetos inscritos no primeiro Edital do Profice. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário