quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura aberto

A Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) abriu Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais. Serão concedidos 500 prêmios, no valor de R$ 9 mil cada, a iniciativas culturais já realizadas e concluídas, propostas por jovens agentes culturais de todo o país.

Serão 100 prêmios para a categoria Jovem adolescente (15 a 17 anos), 200 para a categoria Jovem jovem (18 a 24 anos) e outros 200 para a categoria Jovem adulto (25 a 29 anos).

As iniciativas culturais poderão contemplar ações voltadas para as áreas de Comunicação, Articulação e Mobilização Cultural, Cultura e Tecnologia, Pesquisa, Acervo e Diálogos Intergeracionais no Campo da Cultura, Formação Cultural, Produção e Expressão Artística e Cultural, Intercâmbios e Encontros Culturais, e Cultura e Sustentabilidade.

As inscrições serão de 15 de dezembro a 31 de janeiro de 2012, e poderão ser realizadas no endereço eletrônico do MinC ou encaminhadas via Correios.

O prêmio é voltado a jovens brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes há mais de três anos no país, na faixa etária entre 15 e 29 anos.

Clique aqui e acesse o edital completo.

 

Edital aberto para artes em mídias móveis e locativas

As inscrições para a mostra competitiva e para os prêmios de mídias locativas do Vivo arte.mov ficam abertas até o dia 9 de janeiro. No início de 2012, a curadoria irá anunciar sua programação para a próxima edição do festival. Os interessados em participar podem inscrever seus trabalhos e projetos de criação envolvendo mídias móveis até a data acima.

O Programa Vivo arte.mov reúne um conjunto de iniciativas em torno da chamada "cultura da mobilidade", estimulando a criação, pesquisa, reflexão e difusão da arte em mídias móveis e locativas. São projetos, eventos, colóquios, mostras, exposições, e o Vivo arte.mov - Festival internacional de arte em mídias móveis, o maior e mais importante do Brasil no gênero.


Estão também abertas as inscrições para o Prêmio Internacional Mídias Locativas Eco Região Amazônica, uma iniciativa inédita do Vivo Arte.mov, que deverá conceder aos trabalhos selecionados um total de 90 mil reais.


O Vivo arte.mov mantém parcerias com grandes festivais e centros de mídia internacionais, como o NiMK (Instituto Holandês de Artemídia) e o Hong Kong International Mobile Film Awards.


Inscreva seu trabalho até 9 de janeiro de 2012: artemov.net/

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Inscrições abertas para festival sobre espaço urbano em Berlim

O programa “Urban Research” (Pesquisa Urbana) convida artistas de todo o mundo a enviarem trabalhos experimentais ou documentais, relacionados ao espaço público e à paisagem urbana, até o próximo 20 de dezembro. Os projetos selecionados irão ser apresentados entre os dias 9 e 19 de fevereiro de 2012, em Berlim, no Urban Research on Film (http://richfilm.de/DL2012/framesCall.html), evento paralelo ao Festival Internacional de Cinema, que acontece na cidade.


A curadoria do Urban Research pretende refletir sobre a rapidez das mudanças no espaço urbano hoje, no qual o conceito de lugar não é mais uma estrutura confiável e sólida, ligada à memória coletiva. A ideia de lugar “tem que ser reinventada e redefinida cada vez mais e isso não diz respeito apenas a espaços de uso temporário”, afirmam os curadores do evento e criadores do Directors Lounge (http://directorslounge.net/) – um espaço para videoartistas, cineastas e interessados em linguagens experimentais, que surgiu como alternativa paralela ao Festival de Berlim no ano de 2005. “O Directors Lounge funciona como ponto de partida para novas colaborações criativas”, afirmam seus mentores.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Casa das Artes abre edital para exposições

Artistas do Brasil e exterior já podem se inscrever para expor em Bento Gonçalves


Já está disponível o edital para exposições da Fundação Casa das Artes para o ano de 2012. As inscrições abrem no dia 10 de dezembro de 2011 e se encerram no dia 20 de fevereiro de 2012. O período para as exposições dos selecionados será agendado entre março e dezembro de 2012.


Um dos pré-requisitos básicos é que o artista já tenha feito no mínimo uma mostra individual ou duas coletivas. Só serão selecionados os artistas que estiverem de acordo com o edital, que está disponível no site  www.bentogoncalves.rs.gov.br. Basta fazer o download acessando o menu 'Arquivos Downloads' e clicar em Secretaria da Cultura - 'Arquivos para download' e procurar o edital de exposições.


Mais informações podem ser obtidas na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, pelo fone/fax (54) 3454-5253 ou pelo e-mail: casadasartescultural@gmail.com.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Proposta que cria o PROFICE já está na Assembleia

O Governador Beto Richa encaminhou para a Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (08) a mensagem do governo que cria o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e o Fundo Estadual de Cultura (FEC). O texto do anteprojeto foi elaborado com a participação da sociedade civil, a partir de consultas e audiências públicas realizadas pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) em 14 cidades do Paraná.

O secretário da Cultura, Paulino Viapiana, comemorou a notícia e destacou que a proposta deverá ser votada ainda este ano, já que o processo de elaboração do projeto contou com a participação da sociedade paranaense e dos parlamentares. “O Paraná finalmente vai ter uma lei que será fundamental para fortalecer a cultura do Estado. Serão novos recursos que permitirão ampliar tanto a oferta quanto o consumo”.

O projeto foi elaborado por representantes das secretarias da Cultura, Planejamento e Fazenda, e por integrantes da Assembleia e do Fórum das Entidades Culturais. A proposta ficou durante 58 dias em consulta pública. Após análise na Casa Civil e na Procuradoria Geral da União, o texto seguiu para análise do Governador e agora entra na pauta de votação dos deputados.

Com o PROFICE aprovado, o Paraná irá contar com mais recursos para incentivar a cultura em todo o Estado. O texto prevê a criação de um conselho que fará a avaliação técnica dos trabalhos inscritos pelos proponentes.

Confira a íntegra do projeto de lei nº 952/2011 aqui.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

III Conferência Municipal de Cultura ocorre em Curitiba nos dias 17 e 18 de dezembro

Para todos os cidadãos com mais de 16 anos:


Estão abertas as inscrições para a III Conferência Municipal de Cultura, que será realizada nos dias 17 e 18 de dezembro, no Memorial de Curitiba, com o tema “Políticas Públicas para a Cultura e Economia Criativa”. As inscrições devem ser feitas no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br até o dia 15/12. No dia 17, até o meio-dia, as inscrições podem ser feitas no local.


O objetivo principal da Conferência é apresentar sugestões para a elaboração, implementação e o acompanhamento do Plano Municipal de Cultura e recomendar metodologias de participação, diretrizes e conceitos para subsidiar a sua elaboração. O público-alvo são artistas, produtores culturais, representantes de órgãos públicos e de instituições ligadas à área cultural, mas qualquer cidadão com mais de 16 anos pode participar.


Os participantes serão organizados em seis grupos conforme a opção de inscrição. Os eixos temáticos de discussão são: Patrimônio Natural e Cultural, Espetáculos e Celebrações, Artes Visuais e Artesanato, Livros e Periódicos, Audiovisual e Mídias Interativas, Design e Serviços Criativos.


O representante do Ministério da Cultura, Luiz Antônio Gouveia de Oliveira vem a Curitiba para participar do evento e apresentar um painel expositivo com o tema "Políticas Públicas para a Economia Criativa Brasileira". Ele está à frente da Diretoria de Desenvolvimento e Monitoramento da Secretaria da Economia Criativa do Ministério e tem experiência profissional e acadêmica na área de gestão, com ênfase em negócios internacionais, inovação e economia criativa. É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1995) e mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1999). Foi analista do Sebrae Ceará e Diretor Executivo do Senac Ceará.


Regulamento – As propostas de todos os integrantes serão ouvidas e votadas. Os não inscritos poderão participar apenas como ouvintes, sem direito à voz e voto. A Conferência não poderá ser realizada caso não seja atingido o número mínimo de 100 (cem) inscritos ou não estejam presentes no ato da instalação 1/3 (um terço) do total de inscritos. Podem participar da III Conferência pessoas residentes em Curitiba, representantes de instituições governamentais e não governamentais com área de atuação relacionada à cultura e que abranja a área geográfica do município.


A comissão organizadora da Conferência Municipal é presidida pela diretora de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba Janine Malanski e composta por Héliomar Jerry Dutra de Freitas, Diani Eire Camilo Mossato, Filomena Nercy Hammerschmidt, Alex Sandro Ribeiro de Pontes, Alexsandro dos Santos Bonfim, Ernesto Yuki Doi, Gehad Ismael Hajar, Luis Carlos Baduy, Otavio Mariano da Silva, Sandro Luis Fernandes, Eliane Mara de Souza Chichof e Mário Barbosa Silva.
Confira a programação completa:


Local: Memorial de Curitiba


17 de dezembro de 2011 (sábado)


8h às 12h inscrições no local (para quem não fez pelo site)


8h às 9h café e credenciamento


9h às 9h15 composição da mesa de abertura


9h15 às 9h30 apresentação musical


9h30 às 10h abertura da Plenária – apresentação da mesa


10h às 11h20 painel expositivo com Luiz Antônio Gouveia Tema: "Políticas públicas para a economia criativa brasileira"


11h30 às 12h30 formação dos grupos de discussão e escolha dos coordenadores


12h30 às 13h horário livre para almoço


13h30 às 18h grupos de discussão


 18 de dezembro de 2011 (domingo)


9h às 9h30 café e apresentação musical


9h30 às 13h30 Plenária final

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Inscrições para o Festival de Teatro 2012 são prorrogadas



As inscrições para a mostra Fringe do Festival de Teatro de Curitiba de 2012 foram prorrogadas até o próximo dia 14 de dezembro pela organização do evento. Podem participar quaisquer companhias e grupos de atores independentes que atuem no Brasil ou no exterior.


Os interessados em participar do Fringe em 2012 devem fazer a inscrição pelo site do evento.


O Fringe faz parte do Festival de Teatro de Curitiba desde 1998, quando foi realizada a 7ª edição do evento. Participam companhias e atores que não dependem de curadoria para a realização dos espetáculos. Todo o custo e organização é de responsabilidade dos grupos que se inscrevem.


No Fringe, os grupos podem se apresentar em diferentes locais da cidade, fazendo espetáculos de rua ou em eventos fechado. Boa parte das apresentações têm entrada franca, mas a cobrança pode chegar até R$ 50.


O Festival de Teatro de Curitiba começa em 27 de março de 2012, com as apresentações de abertura, e termina em 8 de abril. Os espetáculos do Fringe começam no dia 28. Mais informações sobre o evento e o regulamento completo no site da organização.




sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

BNDES com inscrições abertas para projetos

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) avisa que as inscrições estão abertas - até dia 30/12/11 -  para projetos com data de realização entre 01/03 a 31/05/12.
O banco patrocina a edição de publicações e a realização de eventos de duração predeterminada – como festivais, congressos, feiras e seminários – capazes de difundir conhecimentos, gerar debates e promover atividades que possam contribuir para o desenvolvimento do Brasil.
Os projetos apoiados pelo Banco devem estar alinhados à sua missão e demonstrar a capacidade de:

  • valorizar a marca do BNDES;

  • divulgar sua atuação, produtos e serviços; ou

  • contribuir para o relacionamento do BNDES com seus públicos de interesse.


Para saber mais, acesse:http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Patrocinio/Introducao/

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

I Conferência Municipal de Cultura ocorre nessa semana

Entre os dias 2 e 3 de dezembro de 2011 ocorre a I Conferência Municipal de Cultura. O evento propõe uma discussão entre poder público e cidadãos sobre a Cultura campo-larguense, o objetivo do debate é garantir a continuidade dos programas e atividades culturais da cidade.


Na Conferência de Cultura será finalizada a construção do Plano Municipal de Cultura - Rumos, que terá vigência de 10 anos a partir da data de aprovação do projeto. “Com o plano o cidadão poderá cobrar a continuidade dos programas e projetos, até que a arte e cultura se tornem prioridade dos futuros governantes. Por isso é primordial a participação popular, porque são os cidadãos que irão apontar a direção a seguir”, explica Juciê Parreira, diretor da Casa da Cultura e autor da iniciativa.

A Conferência de Cultura será realizada na Praça Getúlio Vargas, o local foi escolhido para contemplar a acessibilidade e visibilidade plural. A abertura acontece no dia 2/12 (sexta-feira) às 19 horas e para este dia foi convidado representante do Ministério da Cultura para explicar a importância da elaboração do Plano Municipal de Cultura.

No dia 3, às 8 horas,  iniciará os grupos de debate. A partir das 8 horas serão realizadas as inscrições dos delegados e recebimento dos materiais, após será feita a leitura do regimento e dará inicio aos grupos de trabalho. As discussões serão norteadas por cinco eixos: Cultura e Cidadania; Promoção e Difusão da Diversidade Cultural; Economia da Cultura; Patrimônio e Memória Cultural; Gestão e Institucionalização da Cultura.

Cada participante terá a oportunidade de escolher o assunto de maior afinidade e contribuir com a discussão e votação das propostas que delimitarão o plano de trabalho e elaboração do Rumos. Neste mesmo dia haverá a eleição da comissão que formulará o processo de eleição do Conselho Municipal de Cultura.