terça-feira, 28 de junho de 2011

3ª Mostra de Artes Visuais de Paranaguá

Estão abertas as inscrições para a 3ª Mostra de Artes Visuais de Paranaguá, que pretende reunir trabalhos nacionais contemporâneos das Artes Visuais. Podem participar artistas brasileiros ou estrangeiros naturalizados no país das seguintes categorias: pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, performance, instalação, interferência, site specific, vídeo arte e fotografia.

A mostra é promovida pela Prefeitura Municipal de Paranaguá através da Fundação Municipal de Cultura “Nelson de Freitas Barbosa” com o apoio da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá - FAFIPAR e a Associação Parananguara de Artes Visuais – APAV.

Inscrições: Até o dia 07 de julho de 2011
Seleção das Obras: 8/9 de julho de 2011
Abertura da mostra: 14 de julho de 2011
Período da Exposição: 15 de julho a 15 de agosto de 2011

Informações em Curitiba:
www.embap.pr.gov.br
Embap – Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Rua Comendador Macedo, 254 – Centro – Curitiba - Paraná
Setor Coordenadoria de Extensão Embap – Fones: (41) 3017-2064

Informações em Paranaguá:
www.fumcul.com.br

Casa da Cultura Monsenhor Celso
Largo Monsenhor Celso, 23 - Centro Histórico - Paranaguá - em  frente a Igreja Matriz (Catedral)
Fone: (41) 3420-2937
casamonsenhorcelso@hotmail.com


 

terça-feira, 21 de junho de 2011

Conselho de Política Cultural será criado no Paraná

A implantação do Conselho Estadual de Política Cultural, que estabelece objetivos e atribuições relacionadas à cultura do Estado, começa a ser debatido no Paraná. Esse é uma antiga reivindicação da comunidade e faz parte das metas de governo estabelecidas para esta gestão. A Secretaria de Estado da Cultura elaborou o texto de criação da proposta, que já está disponível para consulta pública no site da Seec e aqui no blog. Serão realizadas cinco audiências públicas para que a sociedade possa opinar sobre o texto proposto.

Assim como funciona em outros Estados, o Conselho Estadual de Política Cultural do Paraná será um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional básica da Seec e terá por finalidade a participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas de cultura.

A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a proposta de implantação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura. “Com a aprovação dessas leis, podemos consolidar o Sistema Estadual da Cultura e assim estar em sintonia com a realidade nacional”, explica o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.

A exemplo do que foi feito com a proposta de criação do Profice, a minuta do projeto de lei do Conselho também será debatida em audiências públicas que ocorrem de 18 a 22 de julho (segunda a sexta), em cinco cidades do Paraná: Irati, Medianeira, Cianorte, Cornélio Procópio e Curitiba. “Esperamos contar com a ampla participação dos paranaenses na formulação desta lei, como tivemos no debate do Profice. O conselho constitui um modelo de gestão moderno e democrático, que envolve a sociedade na orientação das ações para o desenvolvimento cultural do Estado”, diz Viapiana.

As sugestões ao texto da lei devem ser encaminhadas por e-mail para proculturapr@seec.pr.gov.br, ou via correio para Secretaria de Estado da Cultura - Coordenadoria de Incentivo à Cultura (Rua Ébano Pereira, 240 – Centro - CEP: 80410-903 - Curitiba – Paraná).

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Concluídas audiências sobre o Profice

A nova minuta do projeto que cria o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), elaborada com as sugestões enviadas pela sociedade civil, foi apresentada na sexta-feira (17/06), na última Audiência Pública promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec), no auditório do Museu Oscar Niemeyer. A proposta vai permanecer disponível para análise. Sugestões ao novo documento podem ser enviadas até 4 de julho.

Na abertura dos trabalhos, a representante do Ministério da Cultura (MinC) para a região sul, Margareth Moraes, elogiou a Seec pela abertura do diálogo com toda a sociedade para elaboração da proposta, o que está em sintonia com os movimentos promovidos pelo MinC. O deputado Estadual Péricles de Mello também elogiou o trabalho e destacou a importância do Paraná ter sido consultado. “Este debate vai continuar agora na Assembleia e vamos conseguir aprovar a lei, para que os recursos à cultura sejam garantidos no orçamento.”

Na audiência, o secretário de Estado da Cultura do Paraná, Paulino Viapiana, destacou a participação do público no envio das sugestões. “A proposta do Profice é objetiva, clara e sinaliza o caminho pelo qual a cultura do Paraná irá seguir, e isto não poderia ser feito sem a participação da sociedade.” Ele também explicou que a partir dessa semana começam os debates sobre a Lei que visa criar o Conselho Estadual da Cultura, cuja minuta também estará disponível para consulta pública aqui no blog e no site da Seec.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Última Audiência Pública

Nesta sexta-feira, 17 de junho, a Secretaria de Estado da Cultura (Seec) realiza a última audiência pública para apresentação do novo texto do anteprojeto de lei que cria o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). A proposta passou por alterações a partir das sugestões enviadas pela sociedade de diversas regiões do Paraná. O encontro será às 9h no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer.

A reunião encerra um ciclo de 15 audiências públicas realizadas para apresentar o projeto aos municípios do Paraná. Durante quase dois meses, o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, e técnicos da Seec percorreram o Estado e recolheram sugestões de produtores culturais, artistas, professores, políticos, agentes de cultura e da sociedade civil. “Foram encontros muito produtivos, que serviram para a coleta de subsídios que aperfeiçoaram o projeto. Também pudemos ver de perto que o interior possui manifestações de arte e cultura muito importantes e que há um desejo enorme da população de que esta riqueza e este potencial sejam reconhecidos, valorizados e incentivados”, destaca Viapiana.

A audiência contará com a presença dos coordenadores regionais de cultura do Paraná, que estão em Curitiba para um encontro de planejamento de trabalho a ser elaborado em parceria com a Seec.

O novo texto estará disponível para análise até 4 de julho de 2011. Em seguida será enviado para votação na Assembleia Legislativa. As sugestões ao novo texto também devem ser encaminhadas por e-mail para proculturapr@seec.pr.gov.br, ou via correio para Secretaria de Estado da Cultura - Coordenadoria de Incentivo à Cultura (Rua Ébano Pereira, 240 – Centro - CEP: 80410-903 - Curitiba – Paraná).

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Terminam as audiências sobre o Profice no interior do Paraná

Cerca de 200 pessoas estiveram reunidas em Jacarezinho e Londrina, nos dias 11 e 12 de junho, para conhecer e debater a minuta do anteprojeto de lei que cria o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). Estas foram as últimas audiências realizadas no interior do Paraná.

Em Jacarezinho, o reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Eduardo Meneghel Rando, destacou que o encontro é importante, pois permite elaborar um plano cultural para o Estado, incentivando a busca por um caminho coletivo para incentivar as diferentes manifestações artísticas do Paraná. O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, lembrou que esse modelo de gestão descentralizada é um compromisso estabelecido pela nova gestão.

A audiência em Londrina fez parte da programação do Festival Internacional de Londrina (Filo). Segundo o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, os encontros pelo interior servem para que o Profice tenha a cara dos paranaenses, através de uma colaboração coletiva.

[caption id="attachment_237" align="alignleft" width="490" caption="Público lota auditório da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho. Foto: Diogo Cavazotti"][/caption]

“Quando a gente luta pela cultura, nos sentimos sós. Fico contente em ver que esse caminho começa a mudar essa realidade”, disse a representante do Conselho Municipal de Cultura, Maria do Carmo Sucupira Duarte.

Até agora foram realizadas 14 audiências. Além de Jacarezinho e Londrina, ocorreram encontros em Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Paranaguá, Campo Mourão, Maringá, Paranavaí, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Francisco Beltrão. A última audiência ocorre na sexta-feira, 17 de junho, às 9h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, quando será apresentada a nova minuta do anteprojeto, com as alterações e sugestões enviadas para a secretaria.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sudoeste do Paraná participa de reuniões sobre lei de incentivo




[caption id="attachment_228" align="alignleft" width="490" caption="O secretário de Estado da Cultura do Paraná, Paulino Viapiana, fala durante debate sobre criação da lei de incentivo. Crédito: Diogo Cavazotti."][/caption]

A série de 15 audiências públicas sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) se aproxima do fim. Já foram realizados 12 encontros em diversas regiões do Paraná. No último final de semana as reuniões foram realizadas em Pato Branco e Francisco Beltrão. No próximo sábado será a vez de Jacarezinho ampliar o debate sobre a criação da lei. Em seguida, no domingo, quem estiver em Londrina poderá participar do encontro. A última audiência ocorre no dia 17 de junho, em Curitiba - veja o calendário ao lado.


O diretor teatral Leandro Dourado, da Cia. Gayatri, de Pato Branco, explica que até hoje o grupo nunca conseguiu produzir espetáculos através de verba proveniente de leis de incentivo. “O dinheiro vem dos próprios atores. Acredito que as audiências possibilitam uma aproximação dos artistas com os órgãos públicos. Com a lei estadual será mais fácil, pois ela vai amparar o artista local”.



A audiência pública em Francisco Beltrão foi aberta com a apresentação do coral municipal. O presidente da 14ª Regional de Cultura do Paraná, Vilmar Mazzeto, que representa 42 municípios do Estado, classificou o momento como histórico para a cultura paranaense, por ampliar o debate e possibilitar dar voz ao público do interior.



Até 20 de junho é possível enviar sugestões sobre o Profice para o e-mail proculturapr@seec.pr.gov.br, ou via correio para Secretaria de Estado da Cultura – Coordenadoria de Incentivo à Cultura (Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – CEP: 80410-903 – Curitiba – Paraná).


 


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Duas audiências serão realizadas neste final de semana

Pato Branco e Francisco Beltrão recebem neste final de semana audiências públicas sobre a criação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). As reuniões são abertas ao público e contam  com a presença do secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.

Em Pato Branco, o encontro será realizado no sábado (04/06), às 15h, no Teatro Municipal Naura Rigon (Rua Jaciretã, 450 - Centro). Já em Francisco Beltrão, a audiência ocorre no domingo (05/06), às 9h30, no Auditório Vicente Jacinto Ghedin (Avenida União da Vitória, s/nº).

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Edital recebe inscrições para produção de projetos audiovisuais de pontos de cultura

A produção de documentários sobre a diversidade cultural do Programa Cultura Viva é o mote do edital nº 01 lançado pelo projeto Laboratório Cultura Viva. Pontos ou Pontões de Cultura que disponham de equipe de produção audiovisual, insumos e equipamentos necessários à produção podem participar da seleção. Serão 20 projetos selecionados. As inscrições seguem até 16 de junho.

Laboratório Cultura Viva é um projeto realizado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), resultado de parceria com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e com a Fundação Universitária José Bonifácio, que visa a produção, exibição, difusão, formação, pesquisa e experimentação em audiovisual e multimídia dos Pontos e Pontões de Cultura.

As ações se darão através da articulação de redes, desenvolvimento de plataforma on-line de produção colaborativa e da produção de uma revista eletrônica para veiculação em TV e multimídia.

Os documentários selecionados integrarão a revista eletrônica e veiculada na plataforma do projeto, assim como nos meios de distribuição de conteúdos fomentados pelo Ministério da Cultura e parceiros, tais como emissoras de radiodifusão, canais de TV públicos, comunitários ou por assinatura, outros portais na internet, salas de cinema e cineclubes.

A proposta do laboratório é dar sequência às experiências anteriores dos Pontos de Cultura com a produção de programas para TV, principalmente as séries Cultura Ponto a Ponto e Ponto Brasil, realizadas em parceria com a TV Brasil. Além disso, visa estimular a participação dos Pontos de Cultura na produção, exibição e difusão de produtos audiovisuais e multimídia em televisão, internet e novas mídias, assim como integrar a produção dos Pontos de Cultura com a pesquisa universitária.

(Texto: Ascom, SCC/MinC)

confira aqui o edital.

Inscrições até 30 de junho - Edital Rumos Educação, Cultura e Arte



Em sua terceira edição, o Rumos Educação, Cultura e Arte busca apoiar a formação de profissionais que desenvolvem, em todo o país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal.

Pretende-se, assim, contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações existentes e para a criação de outras práticas de convergência entre cultura, arte e educação.

Participação
A inscrição, gratuita e individual, é destinada a educadores, arte-educadores, educadores sociais, artistas, artistas-formadores, mestres, mediadores e agentes culturais. Esses profissionais podem ter formação diversificada, inclusive autodidata e não escolar ou acadêmica. É necessário que sejam brasileiros ou naturalizados e maiores de 18 anos ou emancipados. Devem estar atuando no Brasil e desenvolver ações fundamentadas em propostas culturais e artísticas com grupos informais, associações, cooperativas, instituições culturais ou organizações sociais. Não há necessidade de comprovar qualquer tipo de vínculo empregatício, apenas atestar que a experiência aconteceu junto a algum grupo social, comunidade ou instituição.

Para se inscrever, o candidato deve enviar um relato da experiência (por escrito, em áudio ou vídeo), de acordo com os seguintes critérios:

-  As experiências devem caracterizar-se como ações de educação não formal (fora do contexto escolar), tendo como bases a arte e a cultura
-  Poderá ser apresentada apenas uma experiência por inscrição, por um único profissional
-  Poderá ser apresentada mais de uma experiência desenvolvida pelo mesmo grupo informal, desde que distintas e relatadas por profissionais diferentes
-  A experiência deve ter tido início em data anterior a março de 2010 e estar em andamento até, pelo menos, 30 de junho de 2011

Premiação
Serão contemplados até 15 profissionais, que terão como prêmio:

-  De duas a três viagens coletivas formadoras (com período máximo de dez dias cada uma) a localidades no Brasil a ser determinadas pelo Itaú Cultural, que permitirão ao profissional conhecer outros colegas e experiências no campo da arte, da cultura e da educação
-  Uma viagem de livre escolha ou proposta de residência em território nacional (pelo período máximo de sete dias), cuja programação será concebida em parceria com a equipe do Itaú Cultural. O objetivo é garantir o relacionamento com pessoas e o aprofundamento de temas e interesses específicos de cada profissional selecionado
-  A difusão de suas experiências em publicações impressas e/ou virtuais editadas pelo Itaú Cultural
-  O valor de 10 mil reais
-  Um kit com publicações e produtos audiovisuais do Itaú Cultural

Inscrição
De 23 de fevereiro a 30 de junho de 2011.

Acesse o edital e realize seu cadastro.